A cada dia que passa aparece sempre algo de novo sobre a Lotus, especialmente na guerra entre a Proton e Tony Fernandes, pelos direitos do nome "Team Lotus". Contudo, hoje, o anuncio que se segue pode ser sinal de desafio por parte de Fernandes. Alguns dias dpeois de anunciar um acordo com a Renault para 2011, Fernandes disse que na próxima temporada, os seus carros serão pintados de preto e dourado, tal como eram nos anos 70 e 80. Um sinal de aproximação (e desafio) à imagem histórica da Team Lotus.
"Quando revelámos o carro para 2010 existiu uma unanimidade nos elogios por trazermos de volta a decoração histórica verde e amarela para as grelhas de partida de Formula 1 modernas. Sei que o regresso às pistas da lendária decoração preta a dourada será ainda mais apoiada já que traça uma ligação emocional com todos os adeptos em todo o mundo", afirmou o diretor executivo da equipa, Riad Asmat.
Contudo, a decoração final dos monolugares de 2011, será resultado de um concurso que a Lotus Racing irá promover entre os fãs da equipa: "Dar aos adeptos a possibilidade de nos ajudar a trazer de volta essas decorações para as grelhas atuais é fiel ao nosso objetivo de colocar os nossos adeptos no coração da Lotus Racing - mal podemos esperar para mostrar ao mundo o que temos preparado", acrescentou.
Pessoalmente, não sou contra a ideia do "black & gold" dos tempos de Emerson Fittipaldi, Ronnie Peterson, Mario Andretti, Elio de Angelis, Nigel Mansell e Ayrton Senna, mas sei que seria uma publicidade algo encapotada à marca de tabaco John Player Special. Mas como me habituei ao verde e amarelo deste ano, mais condizente à tradição dos tempos de Jim Clark e Graham Hill, dos anos 60, acho que essa cor é mais identificativa da história da Team Lotus. É como pedir a Ron Dennis e a Martin Whitmarsh para que voltem a pintar os McLaren de vermelho e branco, as mesmas cores da Marlboro...
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