domingo, 3 de março de 2013

Sebastien II, o novo dominador dos ralis


(...) num ano em que as pessoas pensavam que iria ser uma temporada equilibrada, após saberem da “semi-retirada” de Sebastien Löeb, muito provavelmente terão de pensar outra vez. É que muito provavelmente, esta poderá ser a temporada em que o WRC poderá assistir à coroação de “Sebastião II”, ou se preferirem, o francês Sebastien Ogier. É que na última prova do campeonato, em terras suecas, o piloto da Volkswagen conseguiu dar à marca a sua primeira vitória após o seu regresso aos ralis, depois de um segundo lugar na prova de abertura, o Rali de Monte Carlo.

E tal coisa, depois de quase uma década de domínio de Löeb, parece já desmoralizar muita gente no WRC. Há duas semanas, em entrevista ao jornal francês “L’Equipe”, Malcom Wilson, o patrão da M-Sport, parecia atirar a toalha ao chão e render-se às evidências: Ogier vai dominar o WRC como fez Sébastien Löeb. Pelo que vi, partimos para mais dez anos com outro Seb...” (...)

(...) Sobre o seu estilo de pilotagem, Francois-Xavier Demaison, o seu engenheiro na VW, conta uma história curiosa: “Faz-me lembrar o Marcus Gronholm no estilo” começou por dizer o francês, que também foi engenheiro do piloto finlandês, bicampeão do mundo em 2000 e 2002, retirado das classificativas desde 2008.

Ele é rápido e fez coisas que me marcaram. Num dos testes, o nosso camião estava parado a meio do troço do teste, numa curva muito rápida e nós divertimo-nos a colocar pequenos papéis na primeira trajetória, deixada pelas rodas do Polo. Nas passagens seguintes, o Seb fazia exatamente a mesma linha de trajetória e isso prova a sua excelência. A mim parece-me que talvez com o quarto lugar do Jari-Matti (Latvala) o Polo vale somente essa posição e a diferença da nossa vitória foi feita pelo Seb”, concluiu.

Na minha coluna de opinião do Nobres do Grid deste mês, falo sobre ralis. Mais concretamente sobre Sebastien Ogier, o piloto da Volkswagen que aos 29 anos de idade, é o candidato numero um à sucessão a Sebastien Löeb, que este ano começa a sua retirada gradual dos ralis, para continuar a sua carreira nas pistas, mais concretamente na Endurance e nos GT's, a bordo de um McLaren MP4-12C.

Com o arranque fabuloso que teve neste inicio de temporada no WRC, tudo indica que os mais de 20 mil quilómetros de testes que teve ao longo de 2012 para afinar e melhorar o seu Volkswagen Polo R WRC estão largamente a compensar. E com isso, os resultados andam acima das expectativas, com uma vitória na Suécia e  o comando do campeonato. Apesar de ainda faltarem onze ralis para o final da temporada, parece que o francês é o candidato numero um ao titulo mundial.

Tudo isto e muito mais podem ler a partir deste link

Sem comentários: