sexta-feira, 12 de abril de 2013

WRC 2013 - Rali de Portugal (Dia 1, manhã)

A manhã do primeiro dia do Rali de Portugal, em terras algarvias, está a demonstrar que isto está a ser um duelo a dois entre o Citroen de Dani Sordo e o Volkswagen de Sebastien Ogier. Agora é o francês da Volkswagen a levar a melhor, mas nas quatro classificativas realizadas durante a manhã, Sordo venceu duas, com uma do Ford de Mads Ostberg, que é a primeira grande baixa, já que saiu de estrada na quarta classificativa.

O fator que decidiu esta manhã de rali foram os pneus, com Ogier a escolher uma mistura mais macia, para poder superar Sordo, que partia imediatamente atrás de si e queria aproveitar a limpeza dos troços para ser o melhor e ficar no comando do rali, mas o francês da Volkswagen fez o melhor tempo no primeiro troço e conseguiu passar para a frente, resistindo aos ataques de Sordo, que venceu os troços seguintes

O norueguês Mads Ostberg, o vencedor no ano passado, tentou acompanhar os dois outros pilotos e conseguiu vencer um dos troços da manhã, mas na nova passagem por Mú, perdeu o controle do seu carro e capotou com o seu carro. Depois de ver os estragos, colocou as fotografias do carro e comentou no Twitter: “Isto é o que acontece quando se entra em quinta velocidade, numa curva 'cega' de quarta velocidade. Acabamos fora de estrada. Sinto-me um pouco em baixo neste momento...”, referiu.

Outro que tem tido problemas foi o norueguês Anders Mikkelsen, que tem problemas na direção assistida do seu Volkswagen, perdendo mais de três minutos para os da frente. Quanto a Robert Kubica, o piloto polaco está a tentar arranjar o radiador, que tem um grande buraco, provocado provavelmente por uma pedra. Por causa disso, reduziu o andamento para evitar o sobreaquecimento do motor.

Na classificação geral, depois dos dois primeiros vêm Jari-Matti Latvala, que está a dar-se bem com a prova portuguesa, pois é terceiro, a 11,3 segundos do seu colega de equipa, e à espera que algum dos pilotos cometa um deslize para poder aproveitar: “O 'feeling' do carro está a melhorar, mas podemos melhorá-lo. Vou fazer algumas laterações na suspensão, talvez resultem.”, afirmou o piloto finlandes. O seu compatriota Mikko Hirvonen é o quarto, a 17,1 segundos, na frente de Thierry Neuville, agora o melhor dos Ford, e a 28 segundos da liderança. 

O rali prossegue esta tarde com uma classificativa especial em Lisboa.

Sem comentários: