quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Noticias: David Ward vai se candidatar à presidência da FIA

Jean Todt vai ter oposição à sua recandidatura à presidência da FIA: o britânico David Ward será o seu adversário. Depois de se ter anunciado esta manhã que se tinha demitido da FIA Foundation, pouco depois, afirmava que iria concorrer à presidência, contra Jean Todt.

Ward, de 56 anos, comunicou a decisão num curto comunicado à imprensa: “Após muita poderação, decidi que iria candidatar-me à eleição presidencial de 2013 da FIA", começou por afirmar. “O período eleitoral começa em setembro e vai ser necessário que eu me aproxime dos membros da FIA para conseguir as indicações necessárias. Nessas circunstâncias, eu creio que a ação mais correta era renunciar. Processos eleitorais, inevitavelmente, envolvem debates robustos e vivos, e enquanto a Fundação é independente e não há nenhuma imposição legal para que eu renuncie, eu acredito que, em nome dos melhores interesses da comunidade, devo fazê-lo”, concluiu.

Apesar do nome de David Ward pouco significar para os adeptos de automobilismo, e do seu trabalho ter sido feito muito nos bastidores, (ele entrou como "lobbista" nos parlamentos britânico e europeu), ele era uma figura importante nos tempos de Max Mosley, o que pode indicar o dedo de Bernie Ecclestone neste caso, já que as relações entre ele e Todt andam algo degradadas.

Todt - que foi eleito em 2009 contra Ari Vatanen - vai tentar o seu segundo mandato, teve como grandes feitos o regresso do Mundial de Endurance, em 2012, e a introdução dos novos motores 1.6 Turbo, que aparecerão em 2014. Contudo, há razões e motivos de polémica na categoria máxima do automobilismo, como o falhanço de um novo Acordo de Concórdia  que deveria ter sido assinado no inicio do ano e ainda não foi feito - e as polémicas com os pneus Pirelli, que já fazem com que surjam noticias de que a Michelin esteja a preparar o seu regresso no próximo ano.

Sem comentários: