segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Youtube Racing: O que a Greenpeace fez em Spa-Francochamps


Como sabem, o Grande Prémio da Belgica ficou definitivamente marcado pelo que aconteceu pelas ações de protesto da Greenpeace em Spa-Francochamps, não contra a Formula 1 em si, mas contra o patrocinador desta corrida, a petrolifera Shell, pelo facto de querer explorar petróleo no Polo Norte. Assim sendo, fizeram o possível para chamar a atenção, perante a multidão espantada.

Um video do que se passou na Belgica foi gravado pelo SupercarSounds. Eis o seu testemunho, que traduzi do video no Youtube:

"Desta vez, gravei algo inesperado: a Greenpeace tentou perturbar o GP da Belgica. Eles queriam protestar contra a Shell, que era a patrocinadora deste Grande Prémio, por estes fazerem prospecção no Polo Norte. Na televisão isto não foi visível  mas neste video podem ver o que realmente aconteceu!"

"Primeiro, vi alguns parapentes a voarem por cima de nós. Pouco depois, eram perseguidos por um helicóptero. Quando ia a caminho da minha tribuna, vi outras pessoas no telhado! Após isso, eles largaram um cartaz, visível para todos. Bernie Ecclestone também teve uma sugestão de como livrar disso. A corrida aconteceu como se nada tivesse passado, mas após a corrida, alguns protestantes tentaram descer para o pódio onde estavam Sebastian Vettel, Fernando Alonso e Lewis Hamilton. Somente um é que foi capaz de iniciar a descida, pois os outros dois foram apanhados pela segurança."

"Enquanto isso acontecia, dois pequenos cartazes eram mostrados de forma automática, graças a um dispositivo de controle remoto. Tudo isto foi muito estranho de se ver para nós, que testemunhamos tudo. Isto foi o que realmente aconteceu!"

Bem, podem ver aqui aquilo que a FOM não mostrou para o resto do mundo...

1 comentário:

PH Miniaturas disse...

Aí a opinião pública classifica esses caras de comunistas verdes utópicos chorões e eles acham ruim.

Com certeza a exploração de petróleo no Ártico não será feita de qualquer jeito. Existem meios de impedir desastres ambientais. E o petróleo continuará a ser necessário enquanto não houver fontes mais limpas, mais eficientes e sobretudo mais baratas do que ele.

Ele está em toda parte, não só nos automóveis: roupas, tintas, resinas, plásticos e por aí vai. Pra mim, quem critica a indústria petrolífera devia ir morar no mato.