quarta-feira, 19 de março de 2014

WRC: Toyota inicia testes com vista ao seu regresso

A Toyota anunciou hoje que colocou um Yaris WRC em testes na região italiana na Toscânia, demonstrando que têm fortes intenções de regressar aos ralis daqui a duas ou três temporadas. O sueco Sebastian Lindeholm estará ao volante, que dividirá com o francês Stephane Sarrazin nos próximos dias.

Contudo, este teste terá de ser abordado com cautela, dado que ainda não há "luz verde" da casa-mãe no sentido do regresso, como afirma Pascal Vasselon, diretor técnico da Toyota nos protótipos LMP1: “Não decidimos a altura da nossa entrada no WRC. A decisão terá que vir do Japão”. E a razão é simples: a marca nipónica quer que a FIA tenha uma abertura no sentido de permitir a introdução de carros híbridos no WRC, algo que ainda não foi feito.

A Toyota gostaria de voltar ao WRC, mas é difícil dar um tempo concreto para isso. O retorno está gradualmente mais próximo e para isso gostaria de ouvir mensagens dos adeptos a mostrarem o seu interesse no regresso da Toyota ao WRC novamente. Aí, a distância poderia ser ainda mais encurtada”, concluiu Vasselon.

Contudo, da casa-mãe há abertura nesse campo, Akio Toyoda, o presidente da marca, já afirmou no inicio do ano que estão inclinados para o regresso, mas ele é cauteloso, ao apontar para a temporada de 2017. “É mais provável que esperemos pela próxima geração de regras do WRC, que acredito que chega em 2017. Acho que é melhor esperar e ter o carro pronto para os novos regulamentos”, revelou Toyoda.

Sem comentários: