segunda-feira, 3 de julho de 2017

Noticias: FIA não vai sancionar Vettel por Baku

A reunião de Sebastian Vettel com a FIA, nesta tarde, resultou... numa conversa entre o piloto e o presidente da entidade máxima. E ao contrário dos rumores e das falsas noticias ao longo da tarde, a entidade máxima do automobilismo decidiu que não havia mais a aplicar daquilo que foi aplicado durante a corrida de Baku. Contudo, deixou um aviso ao piloto alemão para que não repita a graça nos próximos tempos, pois caso contrário, irá para o Tribunal de Apelo para a devida investigação.  

No final do dia, a FIA largou o seguinte comunicado:

"Após um incidente no recente Grande Prémio do Azerbaijão envolvendo uma colisão entre o carro 5 (Sebastian Vettel) e o carro 44 (Lewis Hamilton), Sebastian Vettel foi convidado para participar numa reunião, na sede da FIA em Paris.

Foi acompanhado pelo seu Diretor de equipa, Maurizio Arrivabene e analisou o incidente juntamente com um painel composto pelo vice-presidente da FIA para o Desporto, Graham Stoker, o secretário geral da FIA para o Desporto, Peter Bayer, o diretor de corrida do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA, Charlie Whiting, e o vice-diretor de corrida da Divisão de Fórmula 1 da FIA e diretor de segurança da FIA, Laurent Mekies .

Durante o Grande Prémio do Azerbaijão, os delegados que participaram no evento impuseram uma penalidade de 10 segundos para Sebastian Vettel, a mais severa imediatamente aplicável antes de exibir uma notificação de bandeira negra para o piloto. Sebastian Vettel teve também a sua super licença averbada com mais três pontos de penalização, elevando seu total atual para nove pontos.

No entanto, ao respeitar a decisão dos Comissários Desportivos, a FIA permaneceu profundamente preocupada com as implicações mais amplas de todo o incidente, em primeiro lugar através do impacto que tal comportamento pode ter nos adeptos mais jovens em todo o mundo e, em segundo lugar, devido ao dano que esse comportamento pode causar à imagem da FIA, bem como na reputação do desporto.

Após uma discussão detalhada e um exame mais aprofundado das evidências vídeo e dados relacionados ao incidente, Sebastian Vettel admitiu a total responsabilidade no incidente.

Sebastian Vettel apresentou as suas sinceras desculpas à FIA e à família de desporto motorizado. Além disso, comprometeu-se a dedicar tempo pessoal nos próximos 12 meses a atividades educacionais em vários campeonatos e eventos da FIA, inclusive no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, o Campeonato da Europa de FIA de Fórmula 3, em num Campeonato de Fórmula 4 da FIA, ainda a ser definido. Devido a este incidente, o presidente Jean Todt instruiu que nenhuma atividade de segurança rodoviária deveria ser endossada a Sebastian Vettel até o final deste ano.

A FIA observa esse compromisso, as desculpas pessoais apresentadas por Sebastian Vettel, e sua promessa de tornar essa desculpa pública. A FIA também observa que a Scuderia Ferrari está alinhada com os valores e objetivos da FIA. À luz destes desenvolvimentos, o presidente da FIA, Jean Todt, decidiu que o assunto deverá ser encerrado.

No entanto, ao notar a gravidade da infração e suas potenciais consequências negativas, o presidente da FIA, Todt, deixou claro que, se houver repetição de tal comportamento, o assunto será imediatamente encaminhado ao Tribunal Internacional da FIA para uma investigação mais aprofundada".

No comunicado, Jean Todt, o presidente da FIA, também fala sobre o que aconteceu na reunião desta tarde e sobre o papel dos pilotos como modelos para adeptos e fãs um pouco por todo o mundo.

O desporto a este nível é um ambiente muito intenso, onde os diversos temperamentos podem exacerbar-se. No entanto, faz parte do papel dos melhores desportistas lidar com essa pressão calmamente e comportarem-se duma maneira que, não só respeite os regulamentos do desporto, mas também que se adeque ao status elevado de que desfrutam. Os desportistas devem estar cientes do impacto que os seus comportamentos podem ter sobre os que para eles olham. São heróis e modelos para milhões de adeptos em todo o mundo, e devem conduzir-se de acordo com isso”, afirmou.

Agora, máquinas e pilotos preparam-se para o GP da Austria, no final da semana. 

1 comentário:

Richard disse...

Se fossem para fazer isso, era melhor nem terem anunciado que iriam julgar.