Uma semana depois de Austin, a Formula 1 atravessava a fronteira para sul, e para a Cidade do México, para a antepenúltima corrida do campeonato. E provavelmente, estamos na véspera do quarto título mundial de Lewis Hamilton, já que a ele basta um quinto posto para ser matematicamente, a ser o sucessor de Nico Rosberg na lista de pilotos campeões do mundo de Formula 1.
Numa pista de alta altitude, a mais alta do campeonato, os turbo lá funcionam melhor do que noutros lados, mas esta é uma pista onde os Mercedes parecem não ser os melhores, e isso mostrou-se nas sessões de treinos livres, onde boa parte dos pilotos estiveram perto uns dos outros, e em nenhum dessas sessões, os Mercedes eram os melhores ou que estavam no topo da tabela de tempos. Mas ali, da forma como eles já têm decidido o campeonato, ate nem se importavam muito com isso...
E havia mais um capitulo para os McLaren: também eram penalizados por trocarem os motores. Fernando Alonso levava 20 posições, Stoffel Vandoorne 35. Iriam largar de Leon e Guadalajara, respectivamente...
Debaixo de um sol outonal, calor e um circuito cheio, a qualificação começava com os pilotos a usarem quer os supermoles (os vermelhos) e os ultramoles, os violetas. E os primeiros a marcarem tempos de jeito foram os Ferrari, com Vettel a fazer 1,18,050, com os supermoles. Depois, os Mercedes, com os ultramoles, tiraram meio segundo à concorrência, com Hamilton a fazer 1.17,518. Pouco depois, Max Verstappen faz o terceiro melhor tempo, a meros 112 centésimos de Hamilton, mostrando que todos andavam juntos. E ele usou os supermoles!
Com o final da primeira qualificação, começamos a ver que Pierre Gasly iria ser o único que não iria sair para a pista, por causa dos seus problemas com o motor no terceiro tempo livre no seu Toro Rosso. Alguns dos pilotos da frente decidiram não tentar sair da pista uma última vez, como Hamilton, Bottas, e os Ferrari. Assim, no final, a acompanhar o piloto da Toro Rosso ficaram os Haas de Grosjean e Magnussen e os Sauber de Marcus Ericsson e de Pascal Wehrlein.
E o mais interessante dessa Q1 é que Fernando Alonso fazia um tempo 182 centésimos mais lento do os da frente. A parte chata é que iria largar de Veracruz...
A Q2 começou com todos a andarem com ultramoles, e claro, os tempo baixaram. Lewis Hamilton começou a fazer um tempo 1.17 baixo, ficando na frente até que a sessão ter ficado parada temporariamente por causa dos problemas de motor que o Toro Rosso de Brendan Hartley teve, o que fez encostar na berma. As coisas focaram amarelas por um tempo, mas depois voltaram ao normal.
A meio da sessão, Max Verstappen tirou meio segundo a Hamilton para ficar na frente da tabela de tempos, mostrando que estava disposto a ficar com a pole-position.
Na parte final desta Q2, a temperatura do asfalto aumentou um pouco e tirando Vettel, os pilotos não melhoraram os seus tempos. E entre os que ficaram de fora, foram os Williams, McLaren e o Toro Rosso de Hartley, que praticamente não sairam da pista, para pouparem carros e jogos de pneus. E do outro lado, quase os do costume: Red Bull, Mercedes, Ferrari, Force India e Renault.
A parte final da qualificação, ou a Q3, começou logo com toda a gente a entrar na pista na primeira oportunidade. Lewis Hamilton fez 1.16,934, e ficou no topo da tabela, a seguir, Vettel fez 1.16,833 e ficou com o primeiro posto, antes de Max Verstappen baixar para 1.16,574 e arriscar a ser o "polesitter" mais novo de sempre na Formula 1. Mas... o holandês parecia que tinha impedido Valtteri Bottas de marcar uma volta rápida, logo, a FIA decidiu investigá-lo.
Na última chance, Sebastian Vettel marcou 1.16,488 e marcou a sua 50ª pole-position da sua carreira, o quarto a alcançar na história da Formula 1, e a primeira da Ferrari em terras mexicanas desde 1987, quando Gerhard Berger fez o mesmo. Verstappen era o segundo, seguido por Hamilton, numa segunda fila toda a Mercedes, que colocou Valtteri Bottas na quarta posição.
É verdade que amanhã teremos campeão do mundo, e de uma certa forma, já saberemos quem é. Contudo, ver uma qualificação deste tipo, num sitio como é, até deu emoção aos que gostam de automobilismo. E de uma certa forma, e o que interessa.
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