Sebastien Ogier lidera o Rali da Sardenha, cumpridas que estão as primeiras nove especiais da prova. O piloto da Ford tem uma vantagem de 18,9 sobre Thierry Neuville, num duelo que é também pela liderança do campeonato, enquanto o terceiro posto é ocupado pelo finlandês Jari-Matti Latvala, a 37,2 segundos do primeiro.
Depois de Ogier ter sido o mais veloz na classificativa inicial, em Allegro, o dia começou com Andreas Mikkelsen a ser o melhor, conseguindo um avanço de 9,1 segundos sobre Mads Ostberg, e 9,7 sobre Jari-Matti Latvala. Ogier não era mais que sexto, a 12,7 segundos, e perdia a liderança para o piloto norueguês.
Mikkelsen continuava a distanciar-se da concorrência, vencendo a segunda especial, a primeira passagem por Castelsardo. Ganhou 0,8 segundos sobre Teemu Suninen. Ogier perdeu mais 9,1 segundos, e caía para sexto, a 21,7 segundos, enquanto Esapekka Lappi furou. A seguir, na primeira passagem por Tergu - Osilo, Ott Tanak conseguiu ser superior a Mikkelsen por 1,4 segundos, enquanto Ogier perdia mais 3,9 segundos... mas subia um lugar, às custas de Ostberg, que perdia 7,9 segundos.
Neuville foi o vencedor na primeira passagem por Monte Baranta, com Ogier a ser segundo, a três segundos e Mikkelsen em terceiro, a 4,2. Ott Tanak a ceder 6.4 segundos e o segundo lugar da geral para Thierry Neuville.
A parte da tarde foi diferente. Ogier venceu e subiu para a liderança, a 3,5 segundos de Mikkelsen, com o norueguês a ter problemas na sua caixa de velocidades. Acabou em sexto e perdeu 26,5 segundos. Thierry Neuville também perdeu tempo, com o belga a fazer um pião e perder 17,5.
“Foi duro, havia muita água na estrada, tinha muita água nas trajetórias. Fiz um pião, tive que fazer marcha atrás”, disse o piloto belga.
Quanto a Ogier, estava mais tranquilo. "Não erramos, mas não é possível dar mais. É escorregadio. Eu vi a linha de Neuville, parecia que ele tinha atingido um banco, mas não há danos ao seu carro, ao que parece."
Os receios de Mikkelsen confirmaram-se na especial seguinte, onde a caixa cedeu no quilómetro dez e o norueguês acabou por desistir. Teemu Suninen foi o vencedor nesta especial, e Neuville era agora o segundo da geral, a 10,9 segundos de Ogier. Ele venceu na oitava especial, mas Ogier perdeu apenas 0,4 segundos, com Tanak a ser teceiro, a 1,6 segundos. O piloto estónio parecia estar a consolidar o terceiro posto, mas na última especial do dia, saltou mal e quebrou o radiador, comprometendo o seu rali. Jari-Matti Latvala, que tinha sido o vencedor da especial, herdou o terceiro posto.
Quem também saiu de prova foi Teemu Suninen que sofreu um despiste com o seu Ford.
No final do dia, depois dos três primeiros, o quarto posto pertence a Esapekka Lappi, noutro Toyota, a 41,6 segundos, não muito longe de Latvala. Mads Ostberg é o quinto, a 58,3, seguido pelo Hyundai de Hayden Paddon, a um minuto e 1,5 segundos. Craig Breen é o sétimo, noutro Citroen, com Stephane Lefebvre a ser o oitavo e o melhor dos R5, seguido de Jan Kopecky, nono no seu Skoda. Outro francês, Nicolas Ciamin, num Hyundai i20R5, fecha o "top ten".
O Rali da Sardenha prossegue amanhã, com a realização de mais sete especiais.
Depois de Ogier ter sido o mais veloz na classificativa inicial, em Allegro, o dia começou com Andreas Mikkelsen a ser o melhor, conseguindo um avanço de 9,1 segundos sobre Mads Ostberg, e 9,7 sobre Jari-Matti Latvala. Ogier não era mais que sexto, a 12,7 segundos, e perdia a liderança para o piloto norueguês.
Mikkelsen continuava a distanciar-se da concorrência, vencendo a segunda especial, a primeira passagem por Castelsardo. Ganhou 0,8 segundos sobre Teemu Suninen. Ogier perdeu mais 9,1 segundos, e caía para sexto, a 21,7 segundos, enquanto Esapekka Lappi furou. A seguir, na primeira passagem por Tergu - Osilo, Ott Tanak conseguiu ser superior a Mikkelsen por 1,4 segundos, enquanto Ogier perdia mais 3,9 segundos... mas subia um lugar, às custas de Ostberg, que perdia 7,9 segundos.
Neuville foi o vencedor na primeira passagem por Monte Baranta, com Ogier a ser segundo, a três segundos e Mikkelsen em terceiro, a 4,2. Ott Tanak a ceder 6.4 segundos e o segundo lugar da geral para Thierry Neuville.
A parte da tarde foi diferente. Ogier venceu e subiu para a liderança, a 3,5 segundos de Mikkelsen, com o norueguês a ter problemas na sua caixa de velocidades. Acabou em sexto e perdeu 26,5 segundos. Thierry Neuville também perdeu tempo, com o belga a fazer um pião e perder 17,5.
“Foi duro, havia muita água na estrada, tinha muita água nas trajetórias. Fiz um pião, tive que fazer marcha atrás”, disse o piloto belga.
Quanto a Ogier, estava mais tranquilo. "Não erramos, mas não é possível dar mais. É escorregadio. Eu vi a linha de Neuville, parecia que ele tinha atingido um banco, mas não há danos ao seu carro, ao que parece."
Os receios de Mikkelsen confirmaram-se na especial seguinte, onde a caixa cedeu no quilómetro dez e o norueguês acabou por desistir. Teemu Suninen foi o vencedor nesta especial, e Neuville era agora o segundo da geral, a 10,9 segundos de Ogier. Ele venceu na oitava especial, mas Ogier perdeu apenas 0,4 segundos, com Tanak a ser teceiro, a 1,6 segundos. O piloto estónio parecia estar a consolidar o terceiro posto, mas na última especial do dia, saltou mal e quebrou o radiador, comprometendo o seu rali. Jari-Matti Latvala, que tinha sido o vencedor da especial, herdou o terceiro posto.
Quem também saiu de prova foi Teemu Suninen que sofreu um despiste com o seu Ford.
No final do dia, depois dos três primeiros, o quarto posto pertence a Esapekka Lappi, noutro Toyota, a 41,6 segundos, não muito longe de Latvala. Mads Ostberg é o quinto, a 58,3, seguido pelo Hyundai de Hayden Paddon, a um minuto e 1,5 segundos. Craig Breen é o sétimo, noutro Citroen, com Stephane Lefebvre a ser o oitavo e o melhor dos R5, seguido de Jan Kopecky, nono no seu Skoda. Outro francês, Nicolas Ciamin, num Hyundai i20R5, fecha o "top ten".
O Rali da Sardenha prossegue amanhã, com a realização de mais sete especiais.
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