terça-feira, 28 de agosto de 2018

A imagem do dia

Seis anos depois de "Rush", Hollywood vai fazer um filme baseado numa história verídica de automobilismo. Conheço bem a história porque tenho o livro do qual se baseia este filme: é o "Go Like Hell", a história da aventura da Ford para bater a Ferrari nas 24 horas de Le Mans, alcançado em 1966 e deu depois no domínio da clássica da Endurance, graças ao modelo GT40. Quem leu já o livro conhece a história dos dois lados: do lado da Ford, vai conhecer personagens como Carrol Shelby, Henry Ford II, Lee Iaccoca, Dan Gurney e Ken Miles. E do lado da Ferrari, vai conhecer para além do "Commendatore", personagens como Lorenzo Bandini, Amadeo Dragoni, Phil Hill e John Surtees, entre outros.

O filme, de James Mangold, o mesmo que fez "Logan", tem tudo para ter qualidade, mas há coisas dos quais tenho de vos avisar porque sei perfeitamente o que aconteceu em 2013 quando surgiu "Rush" e vi imensa gente "indignada" pensando que iria ver as coisas "ipso facto" esquecendo que quando eles escrevem "baseado numa história veridica", eles fazem algumas liberdades, não é nada cem por cento rigorosamente real, e se não existir isso, gritam indignados que é tudo falso, quando na realidade não fazem ideia como é Hollywood e como eles vão fazer as coisas.

Primeiro que tudo, quem leu "Go Like Hell", vai saber que não vai ser como no livro. É um filme americano, que vai ser filmado numa prespectiva americana. Tudo o que li até agora sobre o filme é a equipa americana. Não vi qualquer nome do lado da Ferrari. Nenhum. Apenas no lado da Ford. Essencialmente é a história de "como a Ford ganhou em Le Mans" e pouco mais. E as personagens no qual vão se concentrar são dois: Shelby e Miles. O primeiro, com os Mustangs que preparou ao longo da década de 60, é famoso. O segundo, é bem menos conhecido. Pouca gente sabe, por exemplo, que combateu em tanques na II Guerra Mundial pelo exército britânico e depois da guerra emigrou para os Estados Unidos.

Daquilo que andei a ler, as filmagens estão a acontecer nos Estados Unidos, essencialmente na California e na Georgia. No primeiro caso faz sentido, porque a Ford fez muitos testes em Riverside - que não existe mais - e no segundo, é porque as longas retas das estradas da Georgia poderão passar muito bem por umas Hunaudriéres americanas, porque é mais barato do que filmar em França e excentricidades como aquela que fez Steve McQueen há quase meio século não se farão mais.

Não sei dizer se Matt Damon fará um bom Shelby. Francamente, não vejo isso. Comparem ambas as fotos, se conseguirem. Tenho as minhas dúvidas, mas como falta menos de um ano para a sua estreia, vamos a ver o que é que vão tirar da cartola. Cristian Bale, sendo britânico, e a fazer o papel de um britânico, será mais natural, e se calhar caberá melhor nesse papel. E se aplicar melhor, acho que arrisca a uma nomeação para os prémios da Academia. Isto... se esforçar.

As filmagens estão a acontecer desde o inicio do mês, e já não deve faltar muito para acabar. Depois editarão e farão os trailers de apresentação, lá para o final do ano ou inicio do ano que vêm. A sua estreia será em junho de 2019, em principio. Curiosamente, pouco depois de mais uma edição das 24 Horas de Le Mans, mas aviso desde já que não vai ser uma história totalmente verdadeira. As vossas ideias não são aquelas que Hollywood tem em mente, e muito provavelmente o que pretendem é algo mais parecido com uma série da Netflix. Resta saber é se existe audiência para algo assim.

Torçam para que seja um filme bom e honesto, porque a realidade tal como foi... esqueçam. 

1 comentário:

SAVIOMACHADO disse...

Que legal! Já estou louco para ver! Grande abraço!!