terça-feira, 30 de agosto de 2022

MotoGP: Miguel Oliveira confirmado na Aprilia


O português Miguel Oliveira será piloto da Aprillia em 2023, ao serviço da sua equipa-satélite, a RNF Racing. Desde há muito tempo que se sabia da sua saída da KTM, após lhe terem proposto correr na próxima temporada pela equipa-satélite, que seria renomeada GasGas. O piloto de 27 anos considerou que isto seria uma despromoção e resolveu não renovar com eles no final da temporada. A Aprilia era algo do qual se falava desde há algumas semanas, especialmente depois do chefe da Ducati ter dito que tinham estado interessados, mas eles foram mais velozes em tê-lo nas suas fileiras.

Contudo, a equipa do piloto de Almada não é a oficial, mas sim a equipa satélite, a RNF Racing, ao lado de Raul Fernández, que este ano tem passado um mau bocado com a Yamaha, e terá um período de adaptação a uma nova marca em 2023. Mas o piloto acredita que este é o passo certo na sua carreira. E de uma certa maneira, os resultados da marca este ano indicam que sim: Aleix Espagaró, o seu piloto oficial, é atualmente segundo classificado no campeonato, embira não tenham neste momento uma equipa satélite, algo que acontecerá a partir da próxima temporada.

Numa conferência de imprensa feita na sede do seu clube de fãs, em Almada, afirmou que ficar na KTM teria sido mais fácil, em termos emocionais. Mas o facto de ter ambições para lutar por títulos mundiais acabou por pesar na decisão de ir para a Aprillia.

Todas as mudanças requerem um bocadinho de esperança e um bocadinho de fé, foi nessa vertente que decidi abraçar um novo projeto para os próximos dois anos. O meu percurso com a KTM não foi um percurso de curta duração, estivemos muitas temporadas juntos, conquistei individualmente dois vice-campeonatos, um em Moto3, outro em Moto2. O maior passo foi dado com eles, que foi a transição para a categoria do MotoGP. Conquistámos 37 pódios, dos quais 14 são vitórias, é um percurso do qual me orgulho bastante, acredito que esse número ainda pode ser aumentado.", começou por dizer, dando ênfase ao que fez na KTM, quer na Moto2, quer na MotoGP. 

"Este ano foi de abertura de muitas oportunidades a nível de mercado. Da minha parte, procurei sempre garantir que me enquadrava com a KTM para o futuro, mas ao longo das negociações percebemos que os nossos caminhos deviam separar-se. Só tenho a agradecer todo o esforço que a KTM teve comigo em todas as temporadas, e também o esforço que fez em manter-me na estrutura até ao último minuto. Mas sinto que é o passo que necessito para a minha carreira, e é nessa base de confiança que construirei a relação com o novo projeto nos próximos dois anos”, concluiu.

Atualmente na KTM, Miguel Oliveira é décimo no campeonato com 85 pontos, e uma vitória no GP da Indonésia, no início da temporada. 

Sem comentários: