sábado, 3 de setembro de 2022

A imagem do dia


31 vitórias e 56 pódios no Campeonato Português de Ralis. Duas vezes campeão do mundo de produção no WRC. 17 pontos no Mundial de ralis, em carros do WRC. E agora, sete campeonatos nacionais de ralis. Este é o palmarés de Armindo Araújo, aos 45 anos de idade, feitos na sexta-feira. 

Este final de semana, não precisou de ganhar no Rali Alto Tâmega, foi pragmático suficiente para conseguir os pontos necessários para conseguir automaticamente o campeonato nacional. Agora, o sétimo da sua carreira. 

O campeonato nacional de ralis até é competitivo. Existem bons pilotos - Ricardo Teodósio, José Pedro Fontes, Bruno Magalhães - que andam em carros bem competitivos. a Hyundai tem uma equipa própria, e os projetos privados são bem feitos e bem pensados. Os ralis, apesar de serem pequenos - as especiais de classificação tem, em média, pouco mais de 100 km - não existem diferenças de minutos entre pilotos com o mesmo carro.

Claro, há lugares onde podem melhorar. O calendário é o ideal? Sim na quantidade - 10 ralis, no máximo, duas partes com provas de terra e de asfalto - mas deveria ser mais espalhado no espaço. Um rali em Lisboa e outro no Algarve seria bom. Outras coisas mais que deveriam existir? Claro. Há quem fale, por exemplo, de troféu de iniciados. Até que existe, mas algo semelhante a aquilo que faz a Federação Francesa de automobilismo não seria mau pensado. Mas sei que, por exemplo, há pessoas que querem quantidade, com carros de todos os tipos a circular, quase como se fosse Formula Libre. Querem como em França, Bélgica e nos Países Baixos, com uma importante fatia de GT's, por exemplo. 

Mas mesmo a qualidade não envergonha, porque muitas das vezes, quando eles correm no estrangeiro, ou quando recebemos nos nossos ralis que contam para o Europeu, não passamos vergonhas. 

Já não iremos ver mais o Armindo em ralis europeus, mas a par do Bruno Magalhães, do José Pedro Fontes e do Ricardo Teodósio, é gente que não envergonha ninguém e sustenta, de uma certa forma, este nacional de ralis. 

Parabéns a todos, especialmente o Armindo, o novo campeão.  

Sem comentários: