quinta-feira, 24 de novembro de 2022

O remake será melhor que o original?

"Bullit" é um dos filmes que marcam Hollywood. Estreado em 1968, o policial - poucos sabem o estilo de filme! - com Steve McQueen, Robert Vaughn e Jacqueline Bisset nos principais papéis, onde um polícia de São Francisco, de seu nome Frank Bullit, tenta saber se há ou não corrupção dentro da corporação onde trabalha.

Este foi um dos filmes que solidificou a reputação de McQueen como "Mr. Cool". Camisola de gola alta, a andar num Ford Mustang "fastback" verde-escuro, contra um Dodge Charger negro, o carro dos maus da fita, numa perseguição realista pelas ruas e estradas a volta de São Francisco. E a reputação foi tal que se pensava que os Mustang usados no filme tinham sido perdidos por mais de 40 anos, quando na realidade... um estava perdido numa sucateira no México, e outro estava guardado numa garagem no Kentucky, do qual o dono não o vendeu por preço algum, nem quando McQueen "himself" o quis comprar, em 1977.

55 anos depois, "Bullit" continua a ser um grande filme, ao ponto de agora, poder haver a chance de ser feito um "remake", com Steven Spielberg e Bradley Cooper no projeto. Um a realizar, outro como ator. O projeto está a ser falado desde 2019, sabendo-se que eles já deram o "sim" ao projeto, mas não se sabe em que ponto é que isto está, em termos de desenvolvimento.

Agora que se sabe disto, a grande pergunta é esta: será que vale a pena?

São poucos os filmes dos anos 60, dos tempos do Technicolor e do Cinerama, que resistiram ao teste do tempo. E para os fãs de automóveis, muito poucos são. Talvez "Grand Prix" e "Le Mans" - este último produzido por McQueen, para além de ter sido ator - sejam dos filmes que os fãs mais gostam. "Easy Rider" também é outro grande filme desse tempo, logo, qualquer remake tem um calçado muito grande para preencher. E claro, os fãs serão extremamente exigentes: tem de ser muito melhor, e isso é um feito raro na história do cinema, para ser honesto. Mesmo com gente tão prestigiada com a que foi falada.

E claro, para finalizar, deixo aqui a cena que marcou a história do cinema: a perseguição automóvel nas ruas de São Francisco.

Sem comentários: