domingo, 18 de junho de 2023

Formula 1 2023 - Ronda 8, Montreal (Qualificação)



O Canadá, depois de algumas corridas sonolentas, costuma ser um colírio para os nossos olhos, acreditem. São raras as corridas aborrecidas - e já assisti a corridas desse tipo no circuito Gilles Villeneuve, acreditem - mas aqui, existe sempre algum fator que torna este lugar... mítico, digamos assim. E quando soube, no inicio da semana, que o tempo iria ser algo que poderia interferir na corrida, sabia que tinha de esperar algo invulgar.  

E foi o que aconteceu: quando chegou a hora da qualificação, o tempo não colaborava. Por um lado é bom, porque as marmotas ficavam nas suas tocas, mas por outro, a pista molhada não ajudaria nada na obtenção de tempos por parte dos pilotos, logo, teriam de andar em bicos de pés. É verdade. Mas quando entraram, ainda não chovia, mas sabiam que iria chover a qualquer momento, logo, tinham de marcar um tempo de imediato. E foi o que fizeram.

Mas o primeiro a... não marcar foi Zhou Guanyu. Primeiro, avisou à equipa que tinha ficado sem potência no Alfa Romeo, enquanto os primeiros pilotos tentavam começar a volta rápida e viam bandeiras amarelas no setor 2. Zhou parecia não poder regressar à box, e a direção de prova decidiu suspender a sessão, mas momentos depois, o piloto da Alfa Romeo foi aconselhado pela equipa a seguir devagar para o pitlane, o que acabou por acontecer.

Pouco depois, a sessão regressou ao normal, e Max Verstappen foi o primeiro dos da frente a marcar um tempo, com 1.24,106, seguido por Fernando Alonso, que reagiu com 1.22,655. Mas o neerlandês da Red Bull fazia pouco tempo depois 1.21,908, com o espanhol da Aston Martin a melhorar. A coisa ficou resolvida com Verstappen a marcar 1.20,851, contra o 1.21,481 de Alonso e 1.21,554 de Lewis Hamilton.

E quem ficou no fundo da tabela e não participou mais na qualificação? Os Alpha Tauri de Yuki Tsunoda e Nyck de Vries, o Alpine de Pierre Gasly, o Williams de Logan Sargeant e claro, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu.


As condições pioraram na entrada da Q2, com a chuva a fazer a sua aparição. Alguns pilotos meteram os intermédios, mas houve quem arriscasse e ainda andasse com os slicks, tentando ver se existiria uma chance, porque a chuva era, na altura, intermitente. 

Mal acendeu o semáforo verde, Max Verstappen conseguiu ser o primeiro a sair das boxes, com intermédios, mas Alex Albon arriscou com o seu Williams e colocou slicks moles. Como o Anglo-tailandês marcou um bom tempo e conseguia manter-se na pista, sem incidentes de maior, os pilotos trocaram para slicks para tentarem a sua sorte, pois ele tinha marcado uma volta em 1.18,725. Mas nessa altura... a chuva apareceu com mais força. E quem tentou essa sorte, não conseguiu.

Resultado final? Sem conseguirem melhorar os tempos anteriores devido à chuva e com pneus intermédios, o Ferrari de Charles Leclerc - que tinha pedido slicks antes de meterem intermédios - o Red Bull de Sergio Pérez, o Aston Martin de Lance Stroll, o Haas de Kevin Magnussen e o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, que como Leclerc, apostaram nos intermédios, meterem slicks e quando tentaram marcar tempos, não conseguiram.


A Q3 começou com chuva permanente, intermédios e os pilotos a tentarem segurar-se na pista. Não era fácil, mas lá se tentava. Primeiro, foi Max a marcar tempo, e foi suficiente para ficar na frente, com Alonso a tentar reagir, mas a 7:11 minutos do final, Oscar Piastri perdeu o controle do seu McLaren e bateu no muro, ficando atravessado na pista, e obrigando os comissários a mostrarem a bandeira vermelha, numa altura em que, por exemplo, Nico Hulkenberg tinha subido para... segundo!

No final, a sessão não retomou, e a grelha deu Max e um Haas com a melhor qualificação até então. O melhor... por uns tempos, pois os comissários descobriram que ele acelerou para marcar a sua volta já com a bandeira vermelha, suficiente para ficar com uma penalização de três lugares, caindo para quinto. Logo, Alonso repete a melhor posição de sempre da Aston Martin nesta temporada.

Domingo haverá mais, é só olhar para os céus no sentido de saber que tipo de corrida iremos ter. 

Sem comentários: