Domingo chegou a Miami, na Florida, com o tempo baralhado: alertas de tempestade, até de tornados, e todos de olho para o tempo para saber que tipo de corrida iriam ter. Muitos ainda tinham na cabeça o que tinha acontecido no dia anterior, onde tinha sido um "baralha e volta a dar", mas quem conhece mais ou menos os ambientes tropicais, sabe que a chuva tem hora para cair, e demora muito pouco tempo. E nessa altura do ano, apesar de algumas dessas coisas podem ser vistas ao longo do final de semana, com dramatismo, a maneira como a corrida é programada faz com que de chuva... só apareçam as nuvens como espectadoras.
Mas claro, independentemente das condições meteorológicas, havia outras ideias em mente. Uma delas é saber, com a McLaren já ter mostrado ser capaz de ser melhor a concorrência, principalmente em condições de corrida, seria suficiente para, por exemplo, superar Max Werstappen, que saía da grelha na primeira posição. Tinham o ritmo, mas o neerlandês da Red Bull era o seu maior obstáculo.
Na partida, Max conseguiu manter o comando, com Antonelli em segundo, conseguindo ficar na frente de Piastri. Norris ficou pior, caindo para oitavo. Mas pior, pior, ficou Jack Doohan, que acabou parado na berma da pista, causando um Safety Car Virtual no final da primeira volta. No final, descobriu-se que ele tinha tocado em Liam Lawson na primeira curva, com o chassis do australiano cedeu alguns metros adiante.
Max continuou na frente da corrida, com Piastri a conseguir passar Antonelli para ser segundo, numa altura em que surgiu o primeiro alerta de chuva, que poderia acontecer dali a 15 minutos. Os alertas foram dados e ao olhar para os céus, o cinzento estava a ficar progressivamente carregado. Atrás, Norris começou a recuperar lugares, com ele a passar Russell na volta sete, e veio ao ataque de Antonelli, destinado a não deixar escapar nem Piastri, nem Max. Duas voltas depois, enquanto na frente, Piastri está colado a Max, Norris passou Antonelli e chega a terceiro.
Nas voltas seguintes, Piastri atacou fortemente Max, mas o neerlandês conseguia defender-se bem da liderança. Ambos tinham um ritmo tão grande que por alturas da volta 13, já tinham mais de 2.2 segundos sobe Morris, em terceiro, e 4,5 sobre Antonelli, o quarto. No inicio da volta 14, Piastri atacou novamente, e na travagem, Max travou mais tarde e deixou espaço para o australiano passar e ficar com a liderança. Demorou, mas foi.
Norris passou por fim Max na volta 21, para ser segundo, e numa altura em que Piastri já tinha uma vantagem de 9,1 segundos sobre o seu companheiro de equipa. A vantagem diminuiu entre os pilotos da McLaren, mas todos estavam, especialmente, à espera de possíveis chuviscos. Por esta altura, aquilo que a Red Bull queria fazer era tentar parar o mais tarde possível, e na saída, ficar na frente dos Mercedes, que corriam em quarto e quinto. O neerlandês foi às boxes na volta 27, e regressou na sétima posição, dois lugares na frente de Antonelli.
Na volta 28, a segunda desistência da corrida: o motor de Oliver Bearman quebrou e ele abrandou numa berma, suficiente para um Safety Car Virtual. Piastri entrou nas boxes na volta seguinte, durante esse período, seguido por Norris, Russell e Leclerc. Não aconteceram muitas grandes mudanças, mas Antonelli, no regresso à pista, era mais lento que o Williams de Alex Albon para ser quinto, ao mesmo tempo que Carlos Sainz Jr passava Charles Leclerc para ser sétimo. Era uma tarde discreta para os Ferrari, oitavo e nono nesse momento.
Na volta 33, terceira desistência da corrida, com a paragem do Sauber de Gabriel Bortoleto, e com isso, nova entrada do Safety Car Virtual. Tudo regressou ao normal uma volta depois, onde nessa altura, por exemplo, Lewis Hamilton e Charles Lecler passaram Carlos Sainz Jr na luta por essa posição. Mas Hamilton ia quase apanhar o seu companheiro de equipa na tentativa de o passar no final da reta da meta.
Na volta 39, a corrida de Liam Lawson acabou, depois do toque da primeira volta com Doohan. Os estragos não foram suficientes para manter o ritmo em relação ao resto do pelotão. Era a quarta desistência nesta prova.
Depois disso, a ação tinha abrandado bastante, com os pilotos da McLaren a começarem a andar perto um do outro, com 6,3 segundos entre eles por alturas da volta 43. Max começou a atacar Russell para o terceiro posto, porque era essa a única chance para algo significativo, porque Russell estava a mais de 26,4 segundos dos McLaren. Atrás, os Ferrari começaram a trocar de posições entre eles para tentar apanhar Andrea Kimi Antonelli para ser sexto. uma coisa era certa: nenhum deles estava a apanhá-lo, e para... não melhorar as coisas, Sainz Jr, agora em nono, não se afastava de ambos.
Agora a Formula 1 parte para a Europa, onde andarão por lá até setembro, com uma pequena ida ao Canadá no mês que vêm.




Sem comentários:
Enviar um comentário