domingo, 4 de maio de 2025

Formula E: Buemi foi o melhor na segunda corrida monegasca


Sebastien Buemi foi o melhor na segunda corrida nas ruas de Monte Carlo, que aconteceu na tarde deste domingo. O veterano piloto suíço da Envision conseguiu bater o Nissan de Oliver Rowland e o Jaguar de Nick Cassidy, numa corrida bem urdida numa pista cujas condições estavam a mudar ao longo do tempo. Quando a António Félix da Costa, conseguiu o quarto posto e a volta mais rápida, voltando ao segundo posto da classificação geral, já que Pascal Wehrlein terminou na sétima posição. 

Depois de uma corrida no sábado onde Rowland pareceu dominar a alargar a sua liderança no campeonato, a pole no domingo parecia confimar tudo isso. Ainda por cima, numa pista onde tinha acabado de chover, mas ainda estava húmida. Atrás deles, na segunda fila, estavam os DS Penske, de Jean-Eric Vergne e Stoffel Vandoorne, e entre eles, o Mahindra de Nyck de Vries. E atrás deles, o Enwision de Buemi e o Porsche de António Félix da Costa, no sexto posto, quatro lugares na frente de Pascal Wehrlein. 

Na partida, Rowland largou bem e ficou com o comando, com De Vries logo a seguir, enquanto o resto do pelotão patinava na superfície escorregadia. Pouco depois, o britânico perdeu a posição, para Sebastien Buemi, que com a sua Envision, adaptou-se bem aos Attack Mode que os adversários estavam a ter, mas depois Rowland recuperou o comando nas woltas seguintes, dewio Às constantes trocas na pista. mais tarde, noutro Attack Mode, Rowland chegou a cair para o quarto posto com os Attack Mode, mas recuperou e manteve-se na luta pela liderança.

Nesta altura, Nick Cassidy, que tinha partido da 14ª posição da grelha, foi subindo a pouco e pouco, mas com grande regularidade, nunca cedendo posições depois de as conseguir. Quando chegou a uma posição de pódio, especialmente na parte final da corrida, começou a ser pressionado pelo Porsche de Félix da Costa, que pelo meio, fazia a volta mais rápida.
 
No final, Buemi acabou por ser o vencedor, e ali acabou um jejum que tinha já mais de seis anos, quando ganhou a corrida de Nova Iorque... de 2019. Um dos "originais", ou seja, começou a correr desde 2014 - a par de Lucas di Grassi, Sam Bird, Jean-Eric Vergne e António Félix da Costa, embora esses dois últimos não tenham participado na primeira corrida de sempre, em Pequim - Buemi era um piloto feliz por ter alcançado a vitória. Rowland e Cassidy ficaram com os restantes lugares no pódio.
 
Com isto, no campeonato, Rowland alargou a sua liderança para os 115 pontos, com Felix da Costa a subir para o segundo lugar da geral, com 67, mais um ponto que Pascal Wehrlein, terceiro, com 66 pontos. Taylor Barnard é o quarto, com 54 pontos.

A Formula E prossegue nas ruas de Tóquio, daqui a duas semanas, no fim de semana de 17 e 18 de maio.   

Sem comentários: