sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Falando de Musica - "Superstars", David Fonseca

Hoje decido falar sobre um conterrâneo meu, de seu nome David Fonseca. Ele lançou recentemente o seu mais recente álbum, o terceiro a solo. Chama-se "Dreams in Colour", e o seu single de lançamento tem o nome de "Superstars".

Pessoalmente, não me lembro de ter cruzado com o David durante a minha adolescência. Temos uma diferença de três anos e andamos em liceus diferentes. Como morávamos cada um na sua ponta da cidade (quem conhece a cidade, sabe que o Bairro dos Capuchos e os Marrazes ficam cada um na sua ponta da cidade...), cruzar, só se fosse na rua, no centro da cidade. Mas como já o conheci depois dele ter alcançado a fama, posso dizer isto: é alto para caramba! (tem mais de 1.80 metros)



Quando em 1997/98, formou os Silence 4, com a Sofia Lisboa, o Rui Costa e o Tozé Pedrosa, eles explodiram nas rádios nacionais com uma versão da música dos Erasure, "A Little Respect", devo ter sido dos poucos que não gostou da musica, pois achava que o tipo de melodia era demasiado lenta e tristonha. Quem conhece a versão original e a cantada por eles, podia-se comparar com o dia e a noite...

Três anos depois, e depois de mais um álbum, os membros da banda chatearam-se e cada um seguiu para o seu lado. Curiosamente, um dels, o Rui Costa, anda a namorar com uma ex-namorada minha... enfim, coisas da vida.

Quando eu vi o David a enverdar pela carreira a solo, achei que as coisas não iam mudar muito, pelo menos quando ouvi o seu primeiro álbum, "Sing Me Something New". Mas havia algo que me despertou a atenção: de melodias melancólicas, como o "Someone that Cannot Love", mas havia também alguma alegria. pelo menos foi assim quando ouvi o "The 80's". Era batido, ritmado, feliz. E depois, remeteu-me para a infância, pois afinal de contas, cresci nos anos 80...


Passam-se dois anos, e ele coloca outro álbum: "Our Hearts Will Beat As One", e a musica que dá nome ao álbum era mesmo bem ritmada. Lembrando vagamente as musiquinhas dos anos 80 (vês-se mesmo que ele foi bastante influênciado pela musica dessa década), a cada música que passava, mais ficava atraído pelo seu estilo musical.


Até as musicas mais melancólicas tinham um sabor diferente (para mim, claro). Um bom exemplo disso era o "Hold Still", que é cantada em conjunto com uma rapariga que redescobri agora, há umas semanas atrás: Rita Redshoes. Mas temos também as musicas mais ritmadas (definitivamente são as minhas musicas de eleição), e um bom exemplo disso é o "Our Hearts Will Beat As One". Até ao "Superstars" era o meu videoclip favorito...


Agora, chegamos a este "Dreams in Colour": confesso que ainda não ouvi todas as musicas (terei oportunidade por estes dias), mas digo já isto: como todos os videoclips são realizados por ele, posso dizer que falta de imaginação não tem. Na minha opinião, são coloridos e imaginativos. E depois, o tipo de letra que ele usa no "Superstars" é o mesmo do "Star Wars" (Um dos meus filmes favoritos. Uau!)

2 comentários:

Alexandre Carvalho disse...

No clipe de "The 80's" é possível notar claramente um sample da introdução do hit "Da Da Da", da banda alemã Trio.

http://br.youtube.com/watch?v=8kzSti9Sk64

MiAng disse...

olá, ja é um pouco tarde para vir aqui deixar comentarios, mas esse cover que falam da musica "da da da" não é mais que um dos ritmos de um pequeno sintetizador casio dos anos 80 (vl tone)
vejam o video a ver se nao cnheçem o ritmo que toca em 1m:16s
http://www.youtube.com/watch?v=YusW4tETL6o&feature=related