Normalmente, o GP britânico aceitava algumas inscrições pontuais, como acontecera com Tony Trimmer, no seu McLaren M23 da Melchester Racing. Entretanto, na Ensign, No Munn aceitou um segundo carro, para outro piloto local, Geoff Lees. Quem não pode correr em Brands Hatch, foi... René Arnoux, no seu Martini, pois os organizadores afirmaram que as 30 vagas estavam preenchidas.
Nos treinos, os Lotus dominaram, numa pista um pouco afectada pela chuva. Mas quem deveria ver na frente não era Mario Andretti, mas sim... Ronnie Peterson. O sueco deu-se bem nos ares britânicos, e conseguiu o melhor tempo nos treinos, superando o piloto americano. Na segunda fila estava o Wolf do sul-africano Jody Scheckter e o Brabham-Alfa Romeo de Niki Lauda, e na terceira estava o Arrows de Riccardo Patrese e o Williams de Alan Jones. John Watson era o nono, atrás do Ferrari de Carlos Reutmann, Emerson Fittipaldi era 11º com o seu Copersucar, e Gilles Villeneuve era 13º na grelha, à frente do McLaren de James Hunt.
A qualificação permitou 26 carros, e dos 30 inscritos, quatro ficaram de fora. Trimmer e Lees foram os "contemplados", com o Arrows de Rolf Stommelen e o Surtees de Rupert Keegan e completarem o quarteto dos não-qualificados. Isto queria dizer que pilotos como Arturo Merzário. Brett Lunger ou Hector Rebaque conseguiram o direito a correr no Domingo...
A corrida começa com uma boa partida de Andretti, que superou Peterson na liderança. A dupla manteve-se assim até à volta 6, altura em que o sueco teve uma fuga de combustível e o motor parou definitivamente. As coisas continuaram assim até à volta 24, quando Andretti teve um furo e caiu para o 11º posto. Quatro voltas mais tarde, foi a vez do motor de Andretti calar-se de vez. Era a surpresa, os dois Lotus não iriam acabar a corrida!
Assim sendo, a luta pela vitória foi aberta. o Wolf de Scheckter era agora o lider, mas era assediado pela concoirrência. Primeiro foi o Williams de alan Jones, mas este desistiu na volta 26, depois foi Niki Lauda, que se aproximava paulatinamente do sul-africano. Oito voltas depois, Scheckter, com a caixa de velocidades a falhar, cede a liderança a Lauda, e duas voltas mais tarde, despista-se de vez. Agora, o austriaco tinha Patrese em segundo e Reutmann em terceiro, com um surpreendente Keke Rosberg, no seu ATS, no sexto posto, e a pressionar o Tyrrell de Didier Pironi, o quinto.
Poucas voltas depois, Patrese atrasa-se com um furo, e Pironi com a caixa de velocidades partida. Watson era agora terceiro, e era pressionado por Rosberg, que agora era quarto. Depailler, o quinto, espreitava ambos, esperando por uma falha para poder aspirar ao pódio. Entretanto, Reutmann, que tinha calçados os novos pneus radiais da Michelin, tinha conseguido apanhar Lauda e estava a espreita de uma oportunidade para chegar à liderança. Quando ambos vieram o McLaren de Bruno Giacomelli, prestes a ser dobrado, na volta 60, Lauda hesitou e Reutmann aproveitou. O piloto da Ferrari aguentou até ao fim e conseguiu a sua terceira vitória no ano, com Lauda e Watson nos outros lugares do pódio.
Nos restantes lugares pontuáveis, a corrida de trás para a frente de Rosberg terminou na volta 56, quando a coluna de direcção cedeu, deixando Depailler no quarto lugar. Hans Stuck, no seu Shadow, e Patrick Tambay, no seu McLaren, foram quinto e sexto classificados, respectivamente.
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/1978_British_Grand_Prix
http://www.grandprix.com/gpe/rr307.html
1 comentário:
A vitória de Carlos Reutemann teve um sabor especial,além que em menos de um mês o país dele conquistava a copa do mundo e os argentinos foram a loucura por causa da vingança da Copa de 1966 onde o técnico Alf Ramsey e a Rainha Elizabeth chamaram os hermanos de animais, por causa daquele jogo entre os Ingleses e argentinos quando o Argentino Rattin foi expulso e criou uma batalha em Wembley e no dia seguinte os jornais portenhos estampavam um animal deu um show de pilotagem na casa da Rainha com a Ferrari para desgosto dos ingleses e da majestade 12 anos depois
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