quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

As razões para um possivel regresso de Michael Schumacher

Os rumores são muitos, mas à medida que os dias passam e vê-se que nenhuma das partes que é mais próxima se dê ao trabalho de desmentir os boatos, começo a pensar que das duas uma: ou interessa dar "noticias" à uma imprensa que necessita de manter o ritmo numa época tão parada como o Natal, só para o gozo, ou então a Mercedes está mesmo empenhada em ter Michael Schumacher no seu seio, vinte anos depois de ter corrido para eles no Mundial de Sport-Protótipos. Ter o heptacampeão do Mundo num dos Flechas de Prata em 2010 iria certamente encher autódromos, criar dezenas de noticias por dia só sobre ele e a Mercedes, e garantir audiências à categoria máxima do automobilismo, fazendo iludir-nos da realidade: ele vai fazer 41 anos no mês que vêm, e não corre competitivamente desde 2006.

Mas esta movimentação não é por puro capricho: estamos às portas de uma nova era para a Formula 1, onde as grelhas estão cheias, teremos novo sistema de pontuação, os construtores foram-se embora e os investidores estão de volta. No ano que vêm, teremos equipas que terão como "frontman" pessoas do calibre de Richard Branson (Virgin), Tony Fernandes (Lotus) e Toto Wolff (Williams), que se juntam a outros como Vijay Mallya (Force India), Dieter Mateschitz (Red Bull e Toro Rosso). E outras personagens podem juntar-se no futuro, como por exemplo, o "frontman" da Prodrive David Richards.


E isso também significa que o tempo dos talentos precoces está a terminar. Com testes limitados a um mês e a entrada, em principio, de quatro novas equipas na Formula 1, os veteranos ganharam nova importância. Rubens Barrichello vai a caminho dos 38 anos, mas está mais perto do que nunca da mitica marca dos 300 Grandes Prémios. Ganhando um novo fôlego na Williams, ao lado do novato Nico Hulkenberg, creio que 2010 não vai ser o seu último ano na Formula 1. Outro exemplo de longevidade é Jarno Trulli, que vai correr a sua 14ª temporada seguida na categoria máxima do automobilismo, pela novata Lotus. E pilotos de testes, como Pedro de la Rosa e Alexander Wurz, voltaram a ganhar importância nas novas equipas, dado o seu grande capital de experiência como pilotos de testes, com milhares de quilómetros em cima. Até Jacques Villeneuve ganhou uma nova vontade de correr na Formula 1, quatro anos depois de sair pela porta dos fundos ao serviço da BMW Sauber. Em suma: "meninos" como Jaime Alguersuari e Romain Grosjean não aparecerão tão facilmente em 2010, somente em situações excepcionais.


Com tudo isto, Michael Schumacher provavelmente ver-se-ia tentado em entrar dentro do cockpit. Para além disto tudo, também falamos de um regulamento que vai ver uma autêntica revolução, com a proibição dos reabastecimentos, logo, vão ser corridas onde a estratégia vai ser importante. Quantas paragens irão fazer? Será que correrão uma corrida só com um jogo de pneus? Qual vai ser o consumo médio? Estas e outras perguntas ainda não tem resposta. Mas sabemos que em 2010 teremos um paradigma totalmente novo daquele que nos habituamos a ver neste ano que está a acabar.


Parecendo que não, acho que este é um desafio que é bom demais para ser recusado. Por estas razões e algumas outras: trabalhará de novo com Ross Brawn, um dos homens que mais o marcou na sua carreira na Formula 1, primeiro na Benetton e depois na Ferrari. Não creio que ele, com 41 anos, volte aos títulos. Mas numa altura em que não temos temporariamente um piloto do calibre de Kimi Raikonnen, que vai tentar a sua sorte como piloto de ralies, e com a chama aparentemente reavivada, veremos se ele está em condições fisicas para cumprir a promessa que está a dever a imensos fãs desde o passado mês de Agosto.

4 comentários:

Unknown disse...

Segura o Queixudo q eu quero ver! ;-)

Daniel Médici disse...

Com essa Fórmula 1 de cara nova e problemas velhos, Schumacher daria a ela o que ninguém mais seria capaz: legitimidade.

Mas como você disse muito bem, ele não é mais um garoto. Talvez esteja treinando secretamente em algum simulador por aí. A Mercedes talvez esteja em seus planos, mas arriscar sua reputação definitivamente não está.

Unknown disse...

Belo post!!
Vamos aguardar e ver o que ele pode fazer depois de 4 anos fora das competições

Celso disse...

Por alguma razão o Brown não segurou o Button, eu acredito que ele vai voltar.