Nunca ninguem dominou os ralis como ele. Somente correu por uma equipa, a Citroen (excepto por dois ralis em 2000, quando correu com um Toyota Corolla WRC), e foi aí que bateu todos os recordes existentes: vitórias, troços cronometrados e campeonatos. Desde 2004 que pilotos como Marcus Gronholm e Mikko Hirvonen, pertencentes á classe dominadora vinda das frias paragens finlandesas, viram-se frustrados por, apesar de baterem-no nos sitios onde podiam bater, não o conseguem ganhar à geral.
Um bom exemplo foi o final do Rali da Nova Zelândia de 2007. Entrou na história por ter sido a prova onde a diferença entre o primeiro e o segundo foi a mais baixa de sempre: 0.3 segundos. Caso tivesse acontecido numa prova de Formula 1, diria que o final dessa corrida teria sido decidida com Gronholm e Löeb separados por um carro. Ou nem por isso. E desse duelo, retanho a imagem de um Gronholm exultante, em cima do seu Ford Focus, a comemorar a vitória como um latino. Pudera, contra um adversário daqueles...
Um bom exemplo foi o final do Rali da Nova Zelândia de 2007. Entrou na história por ter sido a prova onde a diferença entre o primeiro e o segundo foi a mais baixa de sempre: 0.3 segundos. Caso tivesse acontecido numa prova de Formula 1, diria que o final dessa corrida teria sido decidida com Gronholm e Löeb separados por um carro. Ou nem por isso. E desse duelo, retanho a imagem de um Gronholm exultante, em cima do seu Ford Focus, a comemorar a vitória como um latino. Pudera, contra um adversário daqueles...
Estamos em 2010, e Sebastien Löeb comemora o seu 36º aniversário natalício. A Citroen tem uma bela máquina nos ralis, o C4, e tentará chegar a um inédito oitavo título consecutivo, mas este começo na Suécia, onde foi batido por Mikko Hirvonen, pode ser um sinal de que a maré está a mudar. Mas essa tendência pode ser desmentida dentro de uma semana, no México, caso ele seja o vencedor da corrida, não é?
Veremos. Até lá, comemoremos o aniversário natalicio de um grande nome do automobilismo dos nossos dias, onde apesar de estar no activo, já tem estatuto de verdadeira lenda dos ralis.
Sem comentários:
Enviar um comentário