Não há muito para dizer nesta semana sobre o WRC, mas o facto de hoje ter ouvido um rumor bem forte sobre o Armindo Araujo me fez escrever isto, no qual irei desenvolver mais adiante. Até lá...
A primeira noticia tem a ver com o Rally de Monte Carlo, que comemora no final de Janeiro o seu centenário. Fazendo agora parte do calendário o IRC, o rali juntou nada mais, nada menos do que... 37 carros da categoria S2000. Talvez seja pelo simbolismo da edição e pelo seu prestigio, mas esta rica lista de inscritos inclui nomes consagrados, pilotos que costumam dar nas vistas em outras categorias, para além dos habituais candidatos ao título do IRC.
A Skoda, equipa que ganhou o campeonato de 2010, vai alinhar com Andreas Mikkelsen, Egoi Valdes, Eyvind Brynildsen, Freddy Loix, Marco Cavigioli, Jan Kopecky, Juho Hanninen, Mark Wallenwein e Nicolas Vouilloz, enquanto com Abarth, com o seu modelo Punto, terá Laurent Pascal e Piero Leone. A Ford deposita as suas esperanças nos carros tripulados por Henning Solberg e Julien Maurin.
A Peugeot apresenta o maior contingente com Andrej Jereb, Arnaud Monnet, Bruno Magalhães, Bryan Bouffier, Francois Delecour, Franz Wittmann, Guy Wilks, Laurent Nicolas, Luca Betti, Marco Tempestini, Michel Boetti, Petter Solberg, Simone Campedelli, Stefano Capelli, Stephane Sarrazin, Thierry Neuville e Toni Gardemeister.
A Proton contará com Chris Atkinson, Per-Gunnar Andersson e Tom Cave. Também com S2000 mas ainda sem viatura definida surgem inscritos Cedric Robert, Giandomenico Basso e Jean Sebastien Vigion. Entre os colunáveis estão Alex Caffi, antigo piloto de Forumla 1 (Dallara e Arrows) que tripulará um Skoda Fabia S2000 e Robert Kubica num Renault Clio R3
Com Mitsubishi Lancer estarão em ação Andreas Aigner, Daniel Barry e Maurizio Verini, um veteranissimo piloto italiano que se destacou nos anos 70 e 80 a bordo de um Alfa Romeo. O Rali de Monte Carlo contará também com muitas presenças da Renault Clio Cup e Trofeo Abarth 500.
O interessante é saber que Sebastien Löeb, Dani Sordo e Kimi Raikonnen, que foram hipóteses para participarem no Rally de Monte Carlo deste ano, não se inscreveram para a prova, desconhecendo-se as razões para tal, mas podemos imaginar que no caso de Löeb seja para desenvover o DS3 para o Rali da Suécia, e no caso de Sordo tenha a ver com a transferência para a Prodrive, no sentido de tripular o Mini Countryman. Aliás, Chris Meeke também não participa nesta prova.
E por falar em Mini, o sitio Rallybuzz.com fala que a Prodrive poderá assistir seis carros da marca. Os dois oficiais e mais quatro privados, que poderão correr em campeonatos regionais ou até no Mundial, como viaturas semi-oficiais.
"Já vendemos oito carros até agora. Sei que dois deles irão correr no Mundial, do qual um já está ocupado, enquanto que os restantes estarão regularmente nos campeonatos regionais um pouco por todo o mundo, pois a FIA confirmou que essas provas poderão ser feitas com as especificações de 2011", começou por dizer David Richards, o dono da Prodrive, ao site Motorsport News.
"Poderemos assistir até quatro carros no WRC em 2011, para além dos dois oficiais, do qual um dos lugares já tem dono", concluiu.
E um desses privados pode cair nas mãos de... Armindo Araujo. O sitio fala que ele poderá correr com um desses carros no Rali de Portugal, uma das provas que a Mini em principio poderia participar. Dada a vontade de Armindo "dar o salto", depois de duas épocas bem sucedidas no PWRC, e sabido que para conseguir um carro do WRC necessita de pelo menos 3,5 milhões de euros, contra o milhão de euros que precisou para competir na Produção, veremos se tal possibilidade pode acontecer.
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