sábado, 11 de dezembro de 2010

Apresentações: o novo Audi R18

O ano de 2011 vai ver uma alteração dos regulamentos na Le Mans Series, com o establecimento de uma série internacional, que englobará no calendário todas as grandes provas da Endurance como as 12 Horas de Sebring e as 24 Horas de Le Mans, só para incluir as mais conhecidas, e as duas principais equipas, Peugeot e Audi, irão para a estrada com máquinas novas. A marca de Sochaux já fez isso com o 90X há algumas semanas, e esta sexta-feira foi a vez da Audi apresentar em Inglostadt o seu modelo, o R18.

A grande modificação em relação aos modelos anteriores é que será de cabine fechada, com os Peugeot, bem como a introduçãso da barbatana, que dá maior estabilidade à traseira do carro. "No futuro, a eficiência aerodinâmica vai ser ainda mais importante em Le Mans do que no passado. Um carro fechado tem uma vantagem clara nesse capítulo", revelou o diretor da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ulrich, na conferência de imprensa da apresentação do carro.

Em relação ao conjunto propulsor, o R18 irá adaptar-se aos novos regulamentos técnicos do Automobile Club de l'Ouest (ACO), apresentando um motor V6 TDI de 3,7 litros, o qual a equipa de desenvolvimento considerou ser o mais apropriado, pese embora o peso crescente das tecnologias híbridas. "Do nosso ponto de vista, o motor TDI continua a ser a tecnologia mais eficiente", observa Ulrich Baretzky, responsável pelo desenvolvimento dos motores. Quanto à transmissão, que será de seis relações, foi modificada para funcionar com os motores mais pequenos.

Interessante é saber que a frente do R18 é dominada pelos enormes faróis com tecnologia LED, as quais 'escrevem' o número '1' no centro dos mesmos...

A estreia do novo R18 deverá ocorrer nas 6 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica), em Maio, com o novo LMP1 a efetuar as suas primeiras voltas em Le Mans nos testes oficiais, marcados para o dia 24 de Abril. A Audi planeia ter três carros nas 24 Horas de Le Mans de 2011, inscritos pela Audi Team Joest, a qual também irá participar na Intercontinental Le Mans Cup (ILMC) com dois carros.

Começam a aparecer brinquedos interessantes na Endurance... uma nova era vem a caminho?

Sem comentários: