sábado, 11 de dezembro de 2010

The End: Jacques Swaters (1926-2010)

O belga Jacques Swaters, um dos pioneiros da Formula 1 e fundador de uma das mais importantes equipas europeias nos anos 50 e 60, morreu ontem aos 84 anos durante o seu sono, na sua casa de Bruxelas. Um dos últimos pioneiros ainda vivos das primeiras temporadas da competição, fez história na competição ao ser um dos fundadores e directores da Ecurie Francochamps, na Belgica, que existiu até 1982.

Nascido a 30 de Outubro de 1926, em 1946 era um jovem estudante de direito quando se estreou nas competições, nas 24 horas de Spa-Francochamps, ao volante de um MG co-dirigido por Paul Frére. Quando acabaram a corrida no quarto posto, Swaters já tinha sido apanhado pelo "bicho" da competição e fundou a Ecurie Belgique com Frére e André Pilette. Outros pilotos, como André Laurent, também correram na equipa, com máquinas de antes da guerra, com cada vez melhores resultados, quer nos Grandes Prémios, quer nos carros de Sport.

Em 1950 compraram um Talbot-Lago e começaram a competir nos vários eventos um pouco por toda a Europa, incluindo provas do nascente campeonato do mundo de Formula 1. swaters estreou-se no GP da Alemanha de 1951 em Nurburgring, acabando no décimo posto, e andou na corrida italiana, sem poder terminar.

Entretanto, Swaters constroi uma garagem em Bruxelas, ao qual chama de "Garage Francochamps", e quando Pilette destroi o seu carro em Zandvoort, este compra um Ferrari 500 a Gianni Agnelli, do qual se torna amigo, iniciando uma relação com a marca de Maranello que duraria quase meio século, como representante da marca no Benelux. Em 1952, ele e Charles de Tornaco reestablecem a Ecurie Francochamps, que correrá maioritáriamente em máquinas da Ferrari. O grande momento de Swaters é uma vitória em Berlim, no intimidante circuito de Avus, a bordo de um Ferrari 500 de Formula 2. A equipa continua até 1957, quando se funde com a Ecurie Belgique, formando a Ecurie Nationale Belge.

Entretanto, Swaters concentra-se nas corridas de Sport, tendo como melhor resultado um terceiro lugar na edição de 1955, num Jaguar D-Type, e fazendo parelha com Johnny Claes. Quanto à Formula 1, corre até 1954, tendo como melhor resultado um sétimo lugar em Nurburgring. Retira-se das corridas em 1957, aos 31 anos, e torna-se manager da Ecurie Nationale Belge, lançando as carreiras de pilotos como Olivier Gendebien, Lucien Bianchi e Mauro Bianchi. Ela continuará na formula 1 até 1965, mas existirá até 1982, especialmente nas provas de Endurance, conduzindo especialmente modelos da Ferrari em eventos como as 24 Horas de Spa-Francochamps e as 24 Horas de Le Mans.

Aos poucos, as lendas do passado que sobreviveram aos perigos deste desporto se vão. Só nos resta honrar os seus feitos. Ars lunga, vita brevis.

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