quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Polémica: Renault e Lotus Cars chegam a acordo

O anuncio oficial foi feito esta manhã, e como sabem, promete dar brado: a Lotus Cars, a Proton e a Renault anunciaram um acordo sobre a compra dos 25 por cento pertencentes à marca francesa até 2017, passando a chamar-se Lotus Renault GP.

"A Genii Capital e o Grupo Lotus anunciam hoje a criação da Lotus Renault GP, sucessora do Renault F1 Team, que irá competir no Campeonato Mundial de Formula 1 da FIA em 2011. Este excitante anúncio é feito dentro do contexto de uma aliança estratégica entre as duas companhias que fornecerá ao Grupo Lotus oportunidades tecnológicas e comerciais significativas para o seu alcance em carros de rua.

Seguindo o retorno do nome Lotus à Formula 1 em 2010, sob a licença do Grupo Lotus, este anúncio histórico marca o retorno completo da montadora Lotus ao esporte, com total suporte de sua companhia mãe Proton. O Grupo Lotus se tornará parceiro importante do Genii Capital na Lotus Renault GP, e as duas partes concluíram um acordo de patrocínio que irá durar até o final da temporada de 2017. Com a continuidade do apoio da Renault como fornecedora de motores e de conhecimentos tecnológicos e de engenharia, a Lotus Renault GP terá uma plataforma forte e estável para seu sucesso no futuro." afirmaram as duas partes no seu comunicado oficial.

Gerard Lopez, o director da Genii Capital, afirmou: "Nós estamos satisfeitos que agora vamos a público com a notícia de que iremos correr como Lotus Renault GP em 2011. É extremamente excitante começar uma nova era para o time em parceria com o Grupo Lotus, e nós vamos continuar com uma forte relação com a Renault durante as próximas temporadas. É um tributo ao excelente trabalho feito pelo time em Enstone este ano que nós conseguimos atrair tanto um grande patrocinador quanto um novo investimento para um futuro brilhante."

Já o presidente do Grupo Lotus, Dany Bahar, disse também: "Não posso pensar em uma plataforma melhor para as comunicações de uma marca automotiva do que o automobilismo, e a Formula 1 é o auge das corridas de fórmula. Nós sabemos que existe muita controvérsia em torno do uso de nossa marca na Formula 1 e estou satisfeito em poder esclarecer formalmente a nossa posição uma vez por todas: nós somos a Lotus e estamos de volta".

O mais engraçado é que a Renault vai ter um novo nome e uma nova decoração... preta e dourada, o mesmo que Tony Fernandes disse que iria adoptar a partir do ano que vêm. E claro, eles não perderam tempo, reclamando que os direitos do nome Lotus lhe pertencem. E responderam... no Twitter. "Dany Bahar [presidente do Grupo Lotus] fez-nos um favor. Nunca me senti melhor em relação ao nosso futuro e ao Team Lotus. Parece que estão a tentar roubar a nossa ideia do preto e dourado" afirmou Fernandes, em tom de ironia.

Mike Gascoyne também escreveu no Twitter que o nome da equipa é para se manter: "Obrigado por todas as mensagens de apoio dos nossos adeptos. Fiquem descansados, nós somos o Team Lotus e estamos aqui para ficar. E nós, no Team Lotus, estamos na F1 para projetar, construir e fazer correr carros de F1 [construídos] na nossa 'casa' em Norfolk, e para vencer como uma Equipa no futuro, por isso venham eles".

Ironias à parte, temos de ser honestos: a coisa começa a ficar preta (mas não dourada) e acho que a agora a FIA tem de entrar em acção para evitar ter em 2011 a estranha sensação de ter duas Lotus a correrem na pista, com os mesmos nomes, os mesmos motores e o mesmo esquema de cores. A "brincadeira" começa a ir longe demais e apesar de ainda faltar muitas semanas para que chegue o mês de Março, isso tem de ser resolvido o mais depressa possivel. Começa a cansar!

Sem comentários: