sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Da blogosfera para a Wikipédia

Já tenho este espaço há quase cinco anos e escrevi milhares de "posts", entre noticias de vários sitios na Net, entrevistas nos jornais e revistas e principalmente, entrevistas e biografias feitas por minha própria iniciativa. Sempre fiz questão de escrever coisas acerca do automobilismo, e nunca fiquei agarrado aos dogmas de que "automobilismo é Formula 1" ou "automobilismo é pista". Acho os ralis ou a Endurance categorias legítimas dentro do automobilismo, e que estão de igual para igual como a IndyCar ou a Formula 1. Aliás, até acho que estes têm o que têm devido ao poder da televisão, de há quarenta anos para cá.

Mas hoje faço esta introspeção devido a alguns fatos que ando a descobrir desde há uns tempos para cá. Desde sempre que escrevo biografias de pilotos, não é segredo nenhum. E também não é segredo que use muitas fontes, como os sites oficiais de alguns pilotos - ou sites de fãs - outras fontes como o Grand Prix e a Wikipédia, sempre as mais variadas possíveis, para mostrar a todos a biografia mais completa que existe.

Pois bem, desde há umas semanas a esta parte, tenho vindo a ser surpreendido com algo que pensava ser do domínio do "whisful thinking": algumas das minhas biografias tem aparecido na versão portuguesa da Wikipédia. Até agora vi que as bios de René Arnoux, Alex Caffi, Jacques Laffite e Andrea de Cesaris tem como base coisas que escrevi no passado neste estaminé. E pergunto a mim mesmo quantos mais artigos nessa mesma Wikipédia que tem como base artigos deste blog? Com a quantidade de artigos que já escrevi - centenas - deverá ser, seguramente, a ponta do icebergue.

E é verdade: numa rápida pesquisa que fiz enquanto fazia este post, descobri que, mesmo sem uma referência explicita, a biografia do Stefan Bellof tem base num artigo meu. Podem comparar aqui com aqui.

Confesso sentir o meu espanto, não porque as coisas estão bem ou mal feitas - nunca quis escrever para a Wikipédia porque a politica do site não permite - mas mais porque estou a receber as "consequências" de escrever aqui as coisas da melhor maneira que sei. Em suma - e perdoem-me se algum de vocês fica chocado com o que vou dizer - mas escrevo isto por prazer. E confesso ainda não entender muito bem a razão porque outros aproveitam os meus escritos e colocam-nos na maior e provavelmente a mais completa enciclopédia que a Humanidade irá conhecer.

Como deveria ser a reação quando vejo uma coisa destas? Agradeço, mas por favor, não usem os meus escritos como um fim em si mesmo. As coisas são mais completas quantas mais fontes forem usadas, isso eu aprendi com o tempo. Pelo menos é isso que faço quando me sento à frente do computador e perco as minhas madrugadas a fazer estas coisas. Se calhar poderá ser o inicio do meu contributo para a posteridade, quem sabe.

2 comentários:

elRichard disse...

I am not sure of what can you do. I would do one of these:

1- Flag the article,so that WP editors take appropriate action, which would be the removal of the article, or

2- Add all the needed references and add yourself as the author of most parts.

IMHO being on Wikipedia is great for publicity, but only if you are properly credited. Also it might help you out professionally and drive traffic to your own site.

So I might go with 2 if I were you.

Your blog is great. Ricardo from ARG

Turbo-lento disse...

Deja vue - aqui no 4rodas1volante estamos muitas vezes a tropeçar em copy-paste de noticias e artigos em sites brasileiros. Curiosamente, normalmente porque leitores desses sites queixam-se de sermos nós a copiar e só depois é que notam nas datas de publicação.
Mas como diz aqui o Ricardo o melhor é mesmo aproveitar para aumentar trafego e queixa-te à wikipedia para te creditarem como autor.