No mesmo dia em que a Toyota começou a experimentar no circuito de Paul Ricard o seu carro híbrido, a Peugeot surpreendeu toda a gente ao anunciar que não iria participar no Mundial WEC de 2012. E pior: o abandono da Endurance é definitivo e vêm na pior altura possível, pois este é o ano de inauguração do Mundial organizado em conjunto pela FIA e a ACO.
"Após 14 vitórias nas últimas 16 corridas, entre as quais uma dobradinha nas 24 Horas de Le Mans em 2009, no campeonato ILMC, que a Peugeot venceu por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, a Marca decidiu parar o seu programa de Resistência de 2012 e não participará nas próximas 24 Horas de Le Mans.
Esta decisão inscreve-se no contexto de um ambiente económico difícil na Europa e num ano particularmente denso em lançamentos de novos modelos para a Marca.
Neste contexto, a Peugeot decidiu concentrar os meios de 2012 no seu desempenho comercial e, em especial, no sucesso dos lançamentos dos modelos 208, 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e 4008, que virão enriquecer a estratégia de subida em gama e de globalização da Marca.", segundo afirma no comunicado oficial, publicada no site francês Auto Hebdo.
"Após 14 vitórias nas últimas 16 corridas, entre as quais uma dobradinha nas 24 Horas de Le Mans em 2009, no campeonato ILMC, que a Peugeot venceu por dois anos consecutivos, em 2010 e 2011, a Marca decidiu parar o seu programa de Resistência de 2012 e não participará nas próximas 24 Horas de Le Mans.
Esta decisão inscreve-se no contexto de um ambiente económico difícil na Europa e num ano particularmente denso em lançamentos de novos modelos para a Marca.
Neste contexto, a Peugeot decidiu concentrar os meios de 2012 no seu desempenho comercial e, em especial, no sucesso dos lançamentos dos modelos 208, 3008 HYbrid4, 508 RXH, 508 HYbrid4 e 4008, que virão enriquecer a estratégia de subida em gama e de globalização da Marca.", segundo afirma no comunicado oficial, publicada no site francês Auto Hebdo.
Assim sendo, todos os seus pilotos oficiais - Sebastian Bourdais, Nicolas Minassian, Marc Gené - ficarão a pé em 2012 e terão de fazer a clássica de Le Sarthe por outras marcas, caso queiram fazer. Segundo diz Rodrigo Mattar, no seu blog "A Mil Por Hora", os rumores já exisitiam desde há algum tempo, mas tinham se intensificado nos últimos dias devido aos planos da marca que, devido à crise mundial, decidiu abater cerca de seis mil empregos um pouco por todo o mundo.
Isso significa que a Audi não terá concorrência este ano, pois a Toyota ainda está um pouco verde, e a sua participação não passará muito mais do que a prova de La Sarthe...
Sem comentários:
Enviar um comentário