sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

WRC 2012 - Rali de Monte Carlo (Dia 3)

Terceiro dia do Rali de Monte Carlo... e Sebastien Löeb consolida a sua liderança. O piloto francês da Citroen, octacampeão do mundo, conseguiu driblar as dificuldades no asfalto ao longo do dia de hoje e esta cada vez mais isolado no primeiro posto, com dois minutos e 12 segundos de avanço sobre o Mini de Dani Sordo, que por sua vez, tem um minuto e 16 segundos de avanço sobre o Ford de Petter Solberg. Nas três classificativas de hoje, feitas sobre neve e gelo, apesar de Löeb não ter conseguido vencer hoje, está tranquilo na liderança. 

O grande vencedor hoje foi Mikko Hirvonen, que venceu as duas últimas classificativas de hoje, depois de Petter Solberg ter vencido a 11ª especial, e primeira do dia. O piloto norueguês da Ford teve complicações na última especial do dia, ao cometer um excesso ao cortar uma das curvas do troço, danificando a jante dianteira esquerda do seu Fiesta, acabando por chegar ao final com o seu pneu em baixo além de alguns danos na carroçaria do seu carro. Ainda assim, fez o quinto tempo, a 15,5 segundos.

Na classificação geral, o russo Evgueny Novikov é agora o quinto classificado, com o veterano François Delecour na sexta posição, no seu Ford Fiesta WRC, na frente do seu compatriota Pierre Campana. O estónio Ott Tanak é oitavo, na frente do melhor S2000, o do sueco Per-Gunnar Andersson, no seu Proton Satria Neo oficial. 

Quanto a Armindo Araujo, continua a sua recuperação. Hoje conseguiu subir até ao décimo posto e começa a ter tempo consistentes com o francês Pierre Campana, mais conhecedor deste tipo de troços. Na SS13, a última do dia, fez o oitavo tempo, não muito longe do francês, o sétimo na classificativa e que está a correr com o Mini JCW WRC oficial. "Correu bem, tentámos poupar os pneus, já que era uma grande distância para este tipo de pneus. Estou pela primeira vez em Monte Carlo e é muito difícil para nós e um grande desafio. Estamos a aprender com este tipo de pisos e com a escolha dos pneus mas está tudo a correr bem", afirmou o piloto de Santo Tirso à World Rally Radio. 

Em relação ao rali em si, depois dos percalços no primeiro dia, o piloto de Santo Tirso está em clara recuperação, conseguindo agora chegar ao "top ten": "Temos conseguido melhorar de dia para dia e recuperámos muitos minutos face a alguns adversários que estavam à nossa frente. É muito bom estar já no décimo lugar mas é verdade que ainda falta muito rali e nada está decidido. Amanhã temos mais quatro especiais muito exigentes e vamos mantar a calma e concentração para conseguirmos, no domingo, chegar ao Mónaco nos pontos. Tem sido uma experiência entusiasmante", afirmou ainda.

Amanhã há mais Rali de Monte Carlo, e é o dia onde estão reservadas duas passagens pelo mítico Col de Turini, uma delas, disputada já de noite.

Sem comentários: