quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Uma recordação de Gilles Villeneuve

Descobri esta bela imagem de Gilles Villeneuve no "The Fifth Driver", um dos blogues do Peter Windsor. Ele nunca escondeu que ele e Gilles eram grandes amigos, e este "auto-retrato" de Villeneuve foi tirado com a câmara de Peter Windsor, que nesse final de semana exibia, orgulhoso, a sua nova máquina, uma Canon A35 Automatic.

A imagem foi tirada em Jacarépaguá, no final de março de 1982, poucas semanas antes da sua morte, no circuito belga de Zolder, quando ele e Jochen Mass não se entenderam na pista sobre o espaço que iriam dar, com o canadiano lívido de raiva pelo fato do seu companheiro Didier Pironi ter mandado a hierarquia às malvas e querido vencer o GP de San Marino amputado de metade do pelotão devido ao boicote das equipas FOCA, em mais um episódio da guerra entre Bernie Ecclestone e Jean-Marie Balestre, o então patrão da FISA. Neste ano de 2012, trinta anos depois de uma das temporadas mais loucas da Formula 1, num "annus horribilis" tão marcante como foi 1968, 1970, 1973 ou 1994, certamente iremos recordar fortemente de tudo isso.

Pelo que me contam, Gilles Villeneuve era um sujeito divertido e louco a conduzir. E pelo estilo da imagem, inadevertidamente, estava a indicar o caminho do futuro na maneira como iríamos tirar retratos. Mal sabia ele que daqui a 30 anos, existiria uma coisa chamada Facebook e que muita gente iria tirar os seus retratos daquela maneira...

Sem comentários: