quinta-feira, 22 de novembro de 2012

5ª Coluna: a subjectividade dos rankings

Esta semana, na minha 5ª Coluna, escrevo sobre o mais recente ranking publicado, neste caso, na cadeia britânica BBC, sobre os melhores pilotos de Formula 1 de sempre, e no qual Ayrton Senna foi votado como o melhor de todos os tempos, na frente de Juan Manuel Fangio e Jim Clark. A eleição e o ranking valem o que valem, mas sobre este tipo de sondagens em geral, tenho uma opinião:

"Para mim, estes rankings, da maneira como são feitos, venham eles da BBC, CNN, Al Jazeera ou pela página da esquina no Facebook, só criam discussões e nunca consensos, e quem os faz sabe a razão pelo qual as faz, e sabe as consequências disso. O problema é que qualquer discussão sobre "rankings" e sondagens sobre quem foi o melhor piloto de sempre quase me fazem lembrar as discussões sobre o "sexo do anjos". E é o que acho sobre isto: servem para iniciar discussões inúteis sobre porque é que "piloto A" é melhor sobre "piloto B", porque é que este é o 15º do ranking quando poderia ser o sexto, etc, etc, etc. E por isso que detesto estes rankings: só serve para discutir com os teus amigos e por vezes, as discussões podem ser tão duras e severas que até chegam a um extremo." (...)

Para lerem o resto da história, basta irem ao site Formula 1 Portugal, a partir deste link, onde explico as razões pelo qual os rankings me fazem lembrar as discussões sobre o "sexo dos anjos"

1 comentário:

Direito e Justiça disse...

Verdade!! Mas uma coisa é certa. Quase todos, senão todos os rankings que são divulgados nessas mídias européias colocam Senna invariavelmente em primeiro lugar. Nesse ponto, é quase um consenso, na mídia, pelo menos! : )