sábado, 24 de novembro de 2012

Formula 1 2012 - Ronda 20, Interlagos (Qualificação)

E chegamos à última qualificação do ano com o título por decidir. Em Interlagos, São Paulo, com as previsões de chuva para o fim de semana, tudo poderia acontecer nesta corrida onde os dois primeiros estavam separados por meros 13 pontos. Com Ferrari a fazer tudo, bem como a Red Bull, o grande ponto de interrogação tinha a ver com a chuva, do qual se previa que caísse em algumas ocasiões, de modo pontual. Houve uma chuvada meia hora antes da qualificação, o que fez com que todos partissem para a pista com a pista algo molhada.

Contudo, com o inicio da qualificação, a pista estava relativamente seca, e isso fez com que alguns pilotos arriscassem com pneus molhados e intermédios. O primeiro a dar nas vistas foi Kamui Kobayashi, que fez a pole-position, para depois Jean-Eric Vergne fazer melhor. A parte final da Q1 demonstrou que a pista ficava progressivamente seca, excepto a parte final da pista, na zona da Junção. Alonso e Hamilton começaram a fazer tempos, para depois vierem os Red Bull.

Mas a parte final foi complicada. Romain Grosjean e Pedro de la Rosa tocaram-se quando aceleravam para a meta, fazendo com que o nariz do Lotus se quebrasse. Apesar de ter tido tempo para trocar o nariz e fazer mais umas voltas, não foi o suficiente para conseguir passar para a Q2, sendo o tal carro, para além dos três do costume (Caterham, Marussia e HRT) a ver o resto da qualificação nas boxes.

Com a Q2, a pista tende a secar cada vez mais, e com essa pista totalmente seca, os Red Bull e os McLaren fizeram os seus melhores tempos. Sebastian Vettel acabou por fazer o seu melhor tempo, seguido por Lewis Hamilton e Jenson Button. Mas se para as duas primeiras equipas as coisas andavam bem, na Ferrari, andavam mal. Fernando Alonso e Felipe Massa acabaam apenas em nono e décimo, muito pouco para quem queria lutar pelo campeonato e mais um motivo de preocupação para a Scuderia.

Com o Q3 já mesmo em seco, o primeiro a mostrar-se foi Lewis Hamilton, mas depois foi a vez dos Red Bull. Com o aproximar dos momentos finais, os pilotos deram o seu melhor e a primeira posição foi trocada por duas vezes: primeiro Mark Webber, depois Lewis Hamilton, que conseguiu a sua última pole-position do ano e a última na sua passagem pela McLaren. Jenson Button faz o segundo melhor tempo, fazendo com que McLaren ficasse com o monopólio da primeira fila. Sebastian Vettel ficou apenas com o quarto melhor tempo, mas na frente dos Ferrari, o que faria com que o piloto alemão ainda tivesse a vantagem na luta pelo título.

Quanto aos Ferrari, Felipe Massa ultrapassou Fernando Alonso pela segunda vez consecutiva na qualificação. Mas numa altura dessas, muito provavelmente pode ter sido um resultado inútil  pois o quinto lugar do piloto brasileiro, apesar de estar longe do oitavo posto do piloto espanhol, poderá significar que a Ferrari faça mais um dos seus truques. Mas como ele está mesmo por trás de Vettel, ainda pode ser que ajude Alonso de outra maneira...

Em suma: domingo promete ser emocionante. Especialmente quando se sabe que a chance de chuva começa a ser superior a 80 por cento. 

Sem comentários: