segunda-feira, 21 de outubro de 2013

As movimentações da Toro Rosso

A equipa do momento é... a Toro Rosso (STR). Provavelmente deverá ser a equipa média com maior potencial de crescimento em 2014, dado que vai ter cada vez mais ligações à Red Bull. Contratou um bom projetista, James Key, e aparentemente, o carro está a ser desenvolvido em Milton Keynes, em vez de ser em Faenza. Irá ter motores Renault, em troca com os Ferrari - igual aos carros da "equipa A", a Red Bull - e com os novos regulamentos, poderá ser que ande ao nível - e até supere - equipas como Force India e Sauber. 

Assim sendo, a vaga que está por preencher é a mais cobiçada no momento. É certo que existe um candidato mais do que óbvio, o português António Félix da Costa, e deveria ser do interesse da estrutura da Red Bull em fazer o anuncio o mais rapidamente possível, pois nos últimos dias surgiram noticias sobre possíveis candidatos ao lugar deixado vago por Daniel Ricciardo, que vai ser promovido para a Red Bull. Na sexta-feira falei de Stoffel Vandoorne, que disse que tinha sido abordado pela casa de Salzburgo, mas na realidade, não foi mais do que o exagero de um contacto feito por eles. Porque sabe-se agora que nunca houve uma reunião entre os representantes do belga e Helmut Marko. E a razão por todo este alarido, então? Simples: Kevin Magnussen está a caminho da Formula 1. E se não é em 2014 (Marussia) será certamente em 2015, na McLaren, provavelmente ao lado de Fernando Alonso, com os motores Honda.

Ontem, surgiu um desabafo no Twitter por parte do brasileiro Luiz Razia sobre o tal lugar vago na STR, afirmando que sabe que o segundo lugar está à venda há muitos anos. Isso é verdade o que Razia diz, por dois motivos, um pessoal e outro profissional. Do primeiro, sei de uma conversa que tive no ano passado com uma pessoa que conhece bem esses meandros que o último piloto que a Red Bull pagou todas as despesas foi o suiço Sebastien Buemi. Todos os outros tiveram de dar algum dinheiro à STR para garantir o lugar, mas é um valor pequeno. Em 2009, o valor era de oito milhões de dólares, que esse foi o preço exigido por eles a Filipe Albuquerque, que estava interessado no lugar que acabou por ir para o francês Sebastien Bourdais.

O Humberto Corradi escreve hoje sobre este assunto que há dois óbvios candidatos ao lugar. Ele fala de um - o russo Danil Kvyat - mas sei que Carlos Sainz puxa os cordelinhos em Espanha para que o seu filho fique com o lugar. Mas a Red Bull não quer nem um, nem o outro. Por uma simples razão: são demasiado novos, demasiado "verdes". Sainz Jr. não convenceu muito na World Series by Renault - para além de ter 19 anos - e Kvyat, que anda na GP3, lutando pelo título após duas vitórias e uma temporada regular, têm o problema da idade: também têm 19 anos. E mais importante ainda: ainda não andou num carro da World Series by Renault. E ele têm de passar por isso, se quer chegar à Formula 1.

E provavelmente agora nesta época, eles poderão ter modificado a postura em relação aos lugares na STR, importando menos com o dinheiro e mais com o talento. E eles gostam cada vez mais de Félix da Costa, que trabalha cada vez mais com a Red Bull em Milton Keynes, ajudando Vettel e Webber. E quando Buemi não pode ser o terceiro piloto devido aos seus compromissos com a Toyota, é o piloto de Cascais que fica com o lugar.

São pequenas coisas dos quais podem determinar quem será o piloto que preencherá o lugar de Daniel Ricciardo em 2014. Mas creio que apesar de estarem a pensar, não deve haver alterações no plano inicialmente traçado: António Félix da Costa é o candidato numero um à titularidade em 2014. 

5 comentários:

Ron Groo disse...

Torço por Felix da Costa, embora não fosse mal ver Razia por lá.

Speeder76 disse...

Razia corre muito por fora. Sei que o Charles Pic tentou o lugar, mas foi "rechaçado". E a esse senhor francês, dinheiro não falta.

O problema é que a Toro Rosso tornou-se no lugar mais quente do momento, pelo potencial que acarreta em 2014. E a Red Bull quer que a equipa sirva para os jovens pilotos e não para um endinheirado qualquer. Daí eles ficarem com o Vergne por mais um ano.

André Andrade disse...

O Felix da Costa acaba de Twittar qualquer coisa como "Get ready F1 world" mas estranhamente apagou passado 5 min.
Estranho...

Miguel Fernandes disse...

http://autosport.pt/daniil-kvyat-na-toro-rosso-felix-da-costa-de-fora=f115436

André Andrade disse...

Mas que grande facada nas costas do António.

Acaba de publicar uma foto a jantar com o Sainz Jr e recebe a noticia, provavelmente pelo twitter. A historia do twitt apagada da para ter noção da expectativa que tinha.

A juntar a tudo isto o menino Kvyat só partilhava casa com o AFC...