quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Youtube Formula 1 Classic: A Geração Perdida (Tony Brise)


Ao longo da existência deste blog lembrei profusamente destes três pilotos: Tom Pryce, Tony Brise e Roger Williamson. Do talento destes três pilotos, das expectativas que existiam sobre eles e das suas prematuras mortes, ao longo dos anos 70, em acidentes altamente mediáticos: Williamson, no GP da Holanda de 1973 e Pryce, no GP da África do Sul de 1977. Pelo meio, o acidente aéreo que matou Brise, a 29 de novembro de 1975, no avião pilotado por Graham Hill.

O título "Lost Generation" (Geração Perdida) vêm de um livro escrito pelo jornalista britânico David Tremayne em 2006, onde se fala profusamente desses três talentos desaparecidos precocemente, e que poderiam ter abrilhantado ainda mais os anos 70 e 80 na Formula 1 para as cores britânicas. Este é o segundo video sobre esses três, que fala sobre Brise.

Tony Brise era um piloto veloz, velocissimo. Tinha ganho quase tudo nas formulas de acesso e em 1975, tinha entrado no radar das equipas de Formula 1. A sua primeira corrida foi com a Williams, em substituição de Jacques Laffite, no "maldito" GP de Espanha, em Montjuich, onde ele conseguiu terminar a corrida no sétimo posto, numa prova marcada pelo acidente de Rolf Stommelen, no Hill, onde três pessoas morreram.

Graham Hill procurava um substituto para o alemão - e para ele também - e no Mónaco, onde Brise estava na corrida de Formula 3, onde tinha tudo para ganhar até que teve um acidente com o brasileiro Alex Dias Ribeiro. Agradado com as exibição, Hill falou com Brise e ele aceitou correr com ele. Nas corridas seguintes, demonstrou ser um excelente piloto, com o seu melhor lugar a ser um sexto posto em Anderstorp... apesar de Alan Jones ter conseguido melhor, com um quinto lugar em Nurburgring.

Contudo, Graham Hill viu em Brise no seu sucessor natural e apostou nele em 1976. Contudo, a 29 de novembro de 1975, quando voltavam de uma sessão de testes em Paul Ricard, Hill, Brise, o projetista e mais dois mecânicos morreram nos arredores de Londres quando Hill tentou aterrar numa pista no meio do nevoeiro. Tony Brise tinha apenas 23 anos de idade.

Sem comentários: