terça-feira, 15 de outubro de 2013

A foto do dia: Guy Edwards e Emilio de Villota, Silverstone, 1981

Guy Edwards e Emilio de Villota foram dois dos pilotos que ajudaram a colorir o fundo do pelotão da Formula 1 no final dos anos 70, inicio dos anos 80. Estes dois pilotos ajudaram também a colorir o pelotão da Aurora Series, o campeonato de Formula 1 britânico que existiu entre 1979 e 1982, correndo em vários chassis: o espanhol com um Lotus 78, o britânico com um Fittipaldi F5A, no qual venceu corridas.

Mas Edwards e De Villota correram juntos por uma temporada. Esta foto foi tirada nos 1000 km de Silverstone, em 1981, a bordo de um Lola - Ford, modelo T600, com o numero 1. A corrida não lhes correu bem, pois abandonaram-na... devido à falta de combustível. E é essa a foto que coloco aqui, que está no Flickr e quem mo mostrou foi o Leo Paginale.

Jorge Covas contou-me depois no Facebook que eles correram juntos durante toda a temporada de Endurance de 1981, entre os quais as 24 Horas de Le Mans, na companhia de outro espanhol, Juan Hernandez. Nessa corrida, acabaram no 15º posto, mas ao longo do campeonato, tiveram duas vitórias a bordo do Lola: uma nas Seis Horas de Enna-Pergusa e outra nos 1000 km de Brands Hatch

Hoje em dia, Edwards têm 70 anos, e De Villota 67. Ambos tiveram filhos, e todos eles seguiram as carreiras dos pais. De Villota até teve a grata surpresa de ver uma das suas filhas, Maria, ser também piloto. Mas quis o destino ser cruel e vê-los perder os seus filhos em poucos dias, com Maria de Villota a morrer vitima das sequelas do seu acidente no ano passado, quando testava um Marussia de Formula 1, e Sean Edwards, talentoso piloto a bordo de Porsches e na Endurance, a morrer vitiam de um acidente quando instruia um piloto no Queensland Raceway, na Austrália. Os seus filhos morreram com quatro dias de diferença.

Um ano antes, Sean Edwards fez do seu pai no filme "Rush", onde ele foi um dos salvadores de Niki Lauda em Nurburgring, no já distante ano de 1976. E foi por causa desse salvamento que Guy Edwards foi condecorado pela Rainha Isabel II com a "Queen's Gallantry Medal". 

Sem comentários: