No mesmo dia em que a FIA divulgou o seu calendário, ela também divulgou as conclusões sobre o acidente de Jules Bianchi, ocorrido no passado dia 5 de outubro no circuito de Suzuka. O inquérito, assumido por Peter Wright e que tinha como integrantes pessoas como o brasileiro Emerson Fittipaldi e o português Eduardo Freitas, chegou à conclusão de que Jules Bianchi não travou o suficiente para evitar o acidente, minimizando a presença do trator na área de escape na altura do acidente.
O relatório aponta que o grande culpado do acidente foi a falha no "brake-by-wire" instalado no Marussia MR03, falando que durante os dois segundos em que ele esteve na área de escape, ele colocou ambos os pés no travão e no acelerador. “O sistema FailSafe é desenhado para cortar potência do motor, mas foi inibido pelo Coordenador de Torque, que controla o "brake-by-wire". A Marussia de Bianchi tem um sistema único de BBW, que provou ser incompatível com as configurações do FailSafe”, afirma-se.
Isso pode ter afetado a velocidade do piloto no momento do acidente, “mas não foi possível quantificar isso de forma confiável. Contudo, pode ter sido que Bianchi se distraiu pelo o que estava acontecendo e o fato de que suas rodas dianteiras travaram, ele não conseguiu desviar do trator”, continua.
Isso pode ter afetado a velocidade do piloto no momento do acidente, “mas não foi possível quantificar isso de forma confiável. Contudo, pode ter sido que Bianchi se distraiu pelo o que estava acontecendo e o fato de que suas rodas dianteiras travaram, ele não conseguiu desviar do trator”, continua.
Para além disso, o relatório afirma que a implementação do Safety Car não era necessária no momento do acidente de Adrian Sutil e que, acso o trator não estivesse presente, iria bater na barreira de pneus: “Não há razão aparente para que o safety-car precisasse ser acionado antes ou depois do acidente de Sutil. Infelizmente, o trator estava na sua frente, e ele bateu sua traseira em alta velocidade”, relatou.
Além disso, a FIA elogia o socorro feito na pista, e afirma que a implementação de cockpits fechados não teria sido o suficiente para evitar as desacelerações sofridas pelo piloto no momento do impacto.
Entre as soluções propostas por este relatório, fala que não poderá haver largadas a menos de quatro horas antes do pôr do sol, a recomendação de uma melhor drenagem na pista, e uma melhor educação no estilo de condução dos pilotos.
Recorde-se que Jules Bianchi sofreu um grave acidente no passado dia 5 de outubro, durante o GP do Japão, em Suzuka. O piloto francês de 25 anos sofreu um grave traumatismo craniano, do qual nunca mais recuperou a consciência, apesar de já ter regressado a França e ter saído do coma induzido que estava desde o dia do acidente.
3 comentários:
não querendo puxar o saco da entidade, mas quando vi os videos, fiquei com a mesma impressão.
Ele estava em velocidade de corrida sob bandeira amarela.
Para estes senhores respeitáveis da FIA somos apenas "bucha de canhão", estava tudo errado efoi apenas dele a "culpa" foi apenas dele!
1. Bianchi estava em velocidade elevada? Sim, mas as bandeiras estavam indicando pista livre.
2. Não precisava da intervenção do SC? Por favor! Tinha um TRATOR dentro da área de escape.
3. Problemas nos freios? Ok, teve problemas no sistema de frenagem, mas teria sido uma batida normal, não fosse o TRATOR.
4. Mais uma falha grotesca da Marussia... coisa que aconteceu de modo semelhante na Caterham do Koba!
5. Finalizando... a culpa foi atribuída ao Bianchi, que não pode se defender.
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