sábado, 12 de dezembro de 2015

Isto não é uma entrevista, mas...


... vistas as coisas, é como se fosse. Na semana passada, o Vitor Veine contou que o Riccardo Patrese estava a aceitar perguntas dos seus fãs no seu site, e aproveitei a oportunidade para fazer algumas. No final, tive a satisfação de ver respondidas três das perguntas que consegui fazer para lá. Também foram respondidas outras feitas por outros fãs, mas neste caso em particular, traduzi as que fiz.

O resto das perguntas, em inglês, podem ser vistas no seu site, a partir deste link.

Q - Foi companheiro de equipa de pilotos como Nelson Piquet, Nigel Mansell e Michael Schumacher. Que pontos fortes você recorda e porquê? Até que ponto eles eram duros na pista?


R - "Eram todos campeões do mundo, logo, eles eram especiais, mas de todos eles, o mais especial foi Michael. Imediatamente após o meu primeiro teste com a Benetton, em Silverstone, eu podia ver que ele tinha um talento especial. Ele era jovem, mas pelo que pude ver como seu companheiro de equipa, eu sabia que ele poderia ser um dos maiores. Mais tarde, todos viram-no ganhar 92 corridas e 7 campeonatos mundiais. De todos os meus companheiros de equipa, ele foi o mais forte.

Com os outros pilotos, se estivesse no meu dia, eu conseguia fazer voltas mais rápidas do que eles e batê-los em algumas corridas, mas todos eles foram fortes: Alan Jones, Nelson Piquet, Nigel Mansell, eram todos fortes, mas eu conseguia ser competitivo contra eles."

Q - O seu gesto após o GP do Mónaco de 1982 é impagável... ainda se lembra daquele dia?

R - Eu estava muito confuso naquele momento em particular, porque eu não sabia que eu tinha ganho a corrida! Depois do meu pião, eu pensei que tinha terminado em segundo, porque eu vi na minha frente que havia uma Williams e eu pensava que era o de Rosberg, mas afinal era o Derek Daly. Eu pensei que Rosberg tinha vencido a corrida e por isso eu estava confuso quando eles me encaminharam para o pódio. Alguém de um dos patrocinadores estava dizendo para mim "Riccardo, Riccardo, você ganhou a corrida", e eu estava perguntando "você tem certeza, porque eu não sei nada?!" Naturalmente, naqueles dias, não tínhamos um rádio 'onboard' de modo que ninguém poderia me dizer o resultado, como eles podem agora. Eu fui imediatamente para o pódio para ser recebido pela Princess Grace, então não houve tempo para ver os meus mecânicos antes de receber o troféu.

Uma outra história sobre essa corrida... Eu nunca entendi por que fiz um pião no Mirabeau. Todos achavam que eu tinha sido estúpido para fazer tal erro, quando liderava a corrida a uma volta do fim. Trinta anos mais tarde, o Derek Daly disse à revista Motor Sport que ele tinha danificado sua caixa de velocidades do seu Williams e havia óleo na pista. A chuva e o óleo - que eu não conseguia ver - foi o que causou o pião, mas eu só descobri isso anos mais tarde! Eu nunca poderia entender. Eu estava indo muito devagar, muito cauteloso, em primeira velocidade, sendo muito cuidadoso porque poderia ganhar o Grande Prémio, mas então eu fiz pião e eu pensei 'm****, eu perdi a corrida, por que eu cometi um erro tão estúpido?!' Agora já sei!"

Q - Alguma vez viu alguma corrida da Formula E? Se sim, tem alguma opinião sobre ela?

R - "Eu realmente só vi uma corrida, eu creio que foi na China, quando eu vi alguns "highlights". Eu realmente não tenho uma opinião formada sobre esta série. Para mim, uma das coisas mais importantes no automobilismo é o barulho, que faz com que haja emoção e alimenta a atmosfera para os fãs. Se não há barulho, acho que perde um pouco dessa magia"

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