O sucesso da Formula E tem mais a ver com os elementos-padrão dos bólidos e a contenção das despesas do que própriamente a concorrência entre marcas, que tem aparecido ao longo das últimas temporadas. Como é sabido, na próxima temporada aparecerão a Mercedes e a Porsche, por exemplo. Contudo, Alejandro Agag acha que as baterias, construidas pela McLaren Applied Technology, deveriam manter-se como padrão até meados da próxima década.
"As baterias não se devem abrir para o terceiro ciclo", disse Alejandro Agag ao site Motorsport.com. "Então, eu acho que se alguma vez abriremos a [tecnologia das] baterias - o que possamos - seria a partir da 11ª temporada [em 2025-26]", continuou.
"O terceiro ciclo deve ser uma bateria padrão. Eu acho que todos os fabricantes estão bastante satisfeitos com o controle de custos. Eles não estão realmente estressados em fazer baterias, eles querem sua própria tecnologia e isso, eles têm agora".
Nesta altura, os fabricantes são livres de desenhar os seus próprios geradores elétricos, caixas de velocidades. Agag disse também que as equipas poderiam adotar uma bateria mais pequena na frente do bólido para facilitar novas tecnologias, numa área aberta para o desenvolvimento. Contudo, sublinhou: "A bateria principal, penso eu, deveria [continuar a] ser padrão".
A próxima corrida da Formula E acontecerá no próximo dia 13 de janeiro, na cidade marroquina de Marrakesh.
1 comentário:
«O sucesso da Formula 1 tem mais a ver com os elementos-padrão dos bólidos e a contenção das despesas do que propriamente a concorrência entre marcas, que tem aparecido ao longo das últimas temporadas. Como é sabido, na próxima temporada aparecerão a Aston Martin e a Audi, por exemplo. Contudo, Chase Carey acha que os motores híbridos, construídos pela Ilmor, deveriam manter-se como padrão até meados da próxima década.
"Os híbridos não devem mudar", disse Chase Carey ao site Motorsport.com. "Então, eu acho que se alguma vez abrirmos a [tecnologia dos] híbridos - o que possamos - seria a partir de 2025", continuou.
"O próximo ciclo deve ser um motor padrão. Eu acho que todos os fabricantes estão bastante satisfeitos com o controle de custos. Eles não estão realmente estressados em fazer motores, eles querem sua própria tecnologia e isso, eles têm agora".
Nesta altura, os fabricantes são livres de desenhar os seus próprios componentes, caixas de velocidades. Carey disse também que as equipas poderiam adotar um jeito de reforçar sua mecânica para rodarem nos níveis mais altos dos motores, como fez Grosjean em Spa/2015 porque a Mercedes permitiu. Contudo, sublinhou: "O motor principal, penso eu, deveria [continuar a] ser padrão".
A próxima corrida da Formula 1 acontecerá no próximo dia 25 de março, na cidade australiana de Melbourne.»
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