quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Youtube Electric Presentation: O ressuscitar da Faraday Future

Toda a gente sabe sobre a ascensão dos carros elétricos, especialmente da Tesla, que com apenas três modelos, está a mostrar ao mundo que os carros deste tipo não só são absolutamente viáveis, como em pé de igualdade com os motores de combustão interna (MCI) são capazes de os bater sem apelo nem agravo, especialmente por causa da potência que têm disponível desde o primeiro metro - daí terem melhores arrancadas que os MCI's.

Contudo, a Tesla abriu o caminho de tal forma que deu de anos de avanço em relação à concorrência, e esta só agora é que reage. Sabemos na Renault e Nissan, que tem carros pequenos e acessiveis - o Nissan Leaf/ Renault Zoe - e a BMW tem o i3, mas não há muito mais. E muitos dos "startups" ainda vão demorar muito até ter no mercado um modelo elétrico para o consumidor, embora de tantos que ando a ver, não ficaria admirado se dentro de cinco anos, o mercado esteja a receber boa parte deles, especialmente os construtores chineses, que apostaram tudo nisto, graças aos incentivos governamentais.

E isso até faz ressuscitar marcas que estavam prestes a morrer ou estavam mortas. A Fisker estava a par da Tesla, com o seu Karma, no inicio da década, mas falhou. Agora, os chineses compraram os bens e ressuscitaram, com o... Karma. E a Faraday Future, uma startup californiana com capital chinês, estava em dificuldades em meados de 2016, depois de ter lançado o FF91, e muitos diziam que ia a caminho da falência, parando de construir a fábrica que tinha arranjado no estado do Nevada, gozando até com o seu nome, chamando-a de "Faraday Past".

Pois bem, a Faraday Future pode estar a caminho de ser ressuscitada. O modelo FF91 continuou a ser desenvolvido, enquanto foi injetado quase mil milhões de dólares na empresa, vindos da China - arranjados através da Evergrande Health, parceira da companhia, para além de Jia Yueting - suficiente para que nas últimas semanas se tenha começado a construir os primeiros modelos de produção nas instalações que arranjaram em Hanford, na Califórnia. Ou seja, já passaram do protótipo para a fase seguinte, mas ainda não são os modelos de comercialização. O video está em cima, caso queiram ver.

O carro poderá demorar mais um ano, um ano e meio para ser comercializado, e será caro. Fala-se de cerca de 120 mil dólares cada modelo, mais caro que um Tesla Model S e o equivalente a quase quatro Model 3 básicos. Tudo isto numa altura em que a concorrência não pára. Sabemos do Jaguar I-Pace, e a Mercedes mostrou hoje o seu primeiro modelo totalmente elétrico, o SUV EQC, e ambos apontam para preços perto do Tesla Model X, cerca de 75 mil dólares. Se só por aí, já ganham alguma coisa em relação à Faraday Future, estes tem de pensar em construir um modelo mais acessível, se quiserem sobreviver a este novo "far-west". É que SUV's elétricos vão ser como são os hipercarros agora: demasiados modelos num mercado muito pequeno.

Veremos no que irá dar. É verdade que quando as coisas nascem tortas, tarde ou nunca se endireitam, mas este mercado está a mostrar ao mundo que os projetos, por muito desesperadores que sejam, estão a ser recuperados e tem muita chance de vencer na vida. 

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