quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Marcus Gronholm deseja uma despedida do WRC

Marcus Gronholm, agora com 50 anos de idade e há dez sem fazer uma prova do WRC, pretende fazer uma prova de despedida da competição, como fez há uns tempos Juha Kankkunen. Ele pensou em fazer um Rali da Finlândia, mas agora tem as baterias apontadas para o Rali da Suécia de 2019, provavelmente a bordo de um Toyota Yaris WRC... desde que Tommi Makinen lhe forneça um chassis.

Segundo conta numa entrevista para a motorsport.com, Gronholm e Makinen andam a conversar, mas ter um chassis não é fácil. O próprio Gronholm reconhece que a possibilidade de ter um Yaris só para ele "não deverá estar no topo das prioridades de Tommi Makinen no momento."

Não é um carro desconhecido para  Gronholm, campeão do mundo em 2000 e 2002. Ele efectuou umas voltas de demonstração na super-especial de Harju, no Rali da Finlândia, em 2017. "Fiz apenas cinco quilómetros num teste antes, saltei para o carro e na última passagem fiquei perto do melhor tempo do troço. Fiquei contente, porque não estava a conduzir como um doido e estava a pensar que não podia destruir o carro, tinha de o devolver ao Tommi intacto", contou.

Tommi Makinen confirmou as conversações e deu esperanças a Gronholm, dizendo que em 2019 haverá chassis para ele e para os que queiram conduzir um dos carros, para além dos três chassis oficiais existentes neste momento.

"Seria fantástico ver alguém como o Marcus no carro. Ele consegue ser muito rápido, especiamente num rali como a Suécia que é um dos seus preferidos. Com alguns testes ele poderia ser bom e seria brilhante vê-lo regressar a uma prova que venceu várias vezes," concluiu Makinen.

O último rali que Gronholm fez no WRC foi em 2010, na Suécia, a bordo de um Ford Focus, terminando na 21ª posição da geral.

Sem comentários: