sexta-feira, 7 de setembro de 2018

A imagem do dia

Parecendo que não, a longa carreira de Burt Reynolds, morto ontem aos 82 anos, tinha muito a ver com automóveis, especialmente nos anos 70 e 80. Mas também lembro aqui um filme horrível sobre automobilismo (e acreditem, eu já vi... e não posso mais "desver")

Dois dos filmes mais marcantes da carreira de Reynolds foram feitos pelo mesmo realizador: Hal Needham. O antigo duplo que virou realizador fez em 1977 "Smokey and thr Bandit", onde ele atravessa a América num Pontiac Trans-Am da geração anterior a aquele que Michael Knight irá usar em "O Justiceiro", e três anos depois, quando faz "Cannonball Run", onde um grupo de pessoas tenta atravessar os Estados Unidos, de costa a costa, sem limites de velocidade, e a serem perseguidos pela policia. Ambos os filmes são comédias e renderam um enorme sucesso de bilheteira. 

E no caso do "Cannonball Run", tem um fundo de verdade: o protesto contra os limites de velocidade nas estradas americanas, em 1970, onde um grupo de pessoas, lideradas pelo jornalista Brock Yates, decidiu correr de costa a costa, desafiando a policia. E teve a seu lado o piloto Dan Gurney.

Em 2000, a carreira de Reynolds tinha batido no fundo e voltado à superfície, com uma nomeação para os Óscares com "Boguie Nights", e Sylvester Stallone queria fazer um filme sobre automobilismo. Primeiro, rondou a Formula 1, e depois acabou por fazer sobre a IndyCar, depois de Bernie Ecclestone lhe ter levantado imensos obstáculos - talvez a adivinhar o desastre que foi...

O resultado foi "Driven", onde Reynolds faz o papel de Carl Henry, o dono da equipa onde Joe Tanto, interpretado por Sylvester Stallone, tinha guiado. Henry era paraplégico, uma mistura de Frank Williams com Roger Penske, e mesmo a sua interpretação não conseguiu salvar o filme. Foi um fracasso comercial, em termos de critica, foi arrasado, e o próprio Jay Leno disse que é o pior filme de automobilismo jamais feito. E foi nomeado para os "Razzies", os piores filmes do ano, com sete nomeações, ganhando um, na pior atriz secundária. 

O que é pena para alguém como Reynolds, que não merece esta mancha no currículo, de um dos atores mais conhecidos de uma geração, quer no cinema, quer na televisão. Ars longa, vita brevis, Burt.

P.S: É o que dá fazer as coisas apenas confiando na memória: esqueci-me completamente de "Stroker Ace", outra comédia de corridas, desta vez ambientado na NASCAR. E era outra realização de Hal Needham, feito em 1983, entre um "Smokey and the Bandit" e outro "Cannonball Run", e com participações de boa parte do pessoal daquele tempo, desde Dale Eranhardt até Richard Petty, passando por Tim Richmond. Não foi um sucesso de bilheteira, e aparentemente para fazer este papel, recusou o de Garrett Breedlove, do filme "Laços de Ternura". O papel foi para Jack Nicholson... que ganhou o Óscar para Melhor Ator de 1983.  

Sem comentários: