sexta-feira, 16 de novembro de 2018

WRC 2018 - Rali da Austrália (Dia 1)

Mads Ostberg lidera o Rali da Austrália, com uma vantagem de 7,6 segundos sobre o irlandês Craig Breen e 8,3 segundos sobre o Toyota de Jari-Matti Latvala, cumprido está o primeiro dia do Rali da Austrália. na luta pelo título, Sebastien Ogier leva vantagem sobre Thierry Neuville, sendo sétimo, a 39,7 segundos, pois o belga da Hyundai é décimo, a um minuto e doze segundos da liderança.

O dia começou com os Toyotas ao ataque. Esapekka Lappi foi o primeiro vencedor, na primeira passagem por Orara East, dando 0,8 segundos a Ott Tanak e 1,2 sobre Jari-Matti Latvala. Neuville foi quinto e Ogier apenas oitavo, pois abriam a estrada. Na segunda especial, a primeira passagem por Coldwater, Latvala foi o melhor, batendo Lappi por 1,2 segundos e ficando com a liderança. Neuville e Ogier eram apenas 10º e 11º, perdendo mais 6,7 e 10,7 segundos respectivamente.

Depois veio a terceira especial, a primeira passagem por Sherwood. E ali, Mads Ostberg foi mais veloz nessa especial de quase 27 quilómetros, cilindrando a concorrência no seu Citroen C3 WRC. Deu 5,9 segundos a Craig Breen e 6,6 a Hayden Paddon. Mas o mais importante ainda foi o de ter dado 7,8 a Esapekka Lappi e 8,2 a Latvala. Andreas Mikkelsen bateu na especial e danificou o seu Hyundai, atrasando-se muito.

"Foi muito agradável! O que eu posso dizer? Foi uma linda classificativa e eu tive um bom ritmo por ali, estava pensando na Finlândia quando estava na linha de largada. Eu não fiz esta etapa no ano passado, mas o carro estava ótimo, foi um bom dia apesar de tudo", comentou Ostberg no final.

Agora, Ostberg tinha uma vantagem de 5,4 segundos sobre Lappi, quando faltavam cinco especiais para acabar o dia.

A parte da tarde começou com Ott Tanak a vencer na segunda passagem por Orara East, batendo Lappi por 0,1 segundos e Ogier - empatado com Ostberg - por um segundo exato. Depois foi Neuville a responder, vencendo a quinta especial, ganhando 0,1 segundos para Teemu Suninen, e 1,6 a Ogier, que fora... sétimo. Breen foi veloz na sexta especial, sendo o vencedor e subindo dois lugares na geral, agora ficando no terceiro posto. Bateu Ostberg por um segundo e Latvala por 1,3.

As duas últimas especiais do dia foram passagens duplas pela super-especial Destination NSW, em Coffs Harbour, onde Ogier venceu na prineira passagem e Tanak na segunda.

Depois dos três primeiros, Hayden Paddon é o quarto, a 11,2 segundos, na frente de Ott Tanak, a 18,6. Esapekka Lappi está um pouco mais distante, a 28,6, na frente de Ogier. Elfyn Evans é o oitavo, a 45,6 segundos, depois de ter passado Teemu Suninen. E Thierry Neuville fecha o "top ten".

O rali da Austrália continua esta sábado, com a realização de mais dez especiais.

Sem comentários: