quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Noticias: Estudada a viabilidade de um GP da Finlândia

A Finlândia têm três campeões do mundo de Formula 1 na sua história - Keke Rosberg, Mika Hakkinen e Kimi Raikkonen - com outros pilotos de renome como Mika Salo, J.J. Letho e Valtteri Bottas. E nem falamos dos "finlandeses voadores" nos ralis e na Endurance, graças a Leo Kinnunen.

Contudo, a Finlândia nunca acolheu a Formula 1. Aliás, houve mais corridas de motos em lugares como Imatra do que corridas de automóveis. Mas isso poderá mudar dentro em breve. O país está a construir um circuito permanente a cerca de cem quilómetros de Helsínquia, o Kymi Ring, com vista a ser inaugurado este ano, para receber a MotoGP em 2020. E a pista poderá também servir para receber a Formula 1. Segundo conta hoje a Autosport britânica, a AKK Motorsport, o organismo que regula o automobilismo no país, decidiu lançar um estudo de viabilidade nesse sentido.

O seu presidente, Tatu Lahmuskaillo, afirmou: "A Finlândia tem um excelente e único legado no automobilismo. Não só os pilotos de rali da Fórmula 1 finlandeses acumularam mais pontos do campeonato mundial nas últimas temporadas do que pilotos de qualquer outro país, mas também temos experiência reconhecida internacionalmente na organização de eventos automobilísticos modernos, confiáveis, sustentáveis e, acima de tudo, empolgantes para fãs, parceiros e atletas".

"O estudo nos fornecerá conhecimento detalhado sobre o que a competição de automobilismo ao mais alto nível realmente exige e que nos ajudará tremendamente ao realizar outros eventos de corrida também.", concluiu.

Caso o estudo aponte para a sua viabilidade, não acontecerá antes de 2021, porque só será em 2020 que acontecerá o MotoGP, e também tem de se saber qual vai ser o grau de homologação do cicruito. Caso aconteça a corrida, será a primeira vez desde 1978 que haverá um GP na Escandinávia. A última vez que aconteceu foi na Suécia, que acolheu o seu Grande Prémio entre 1973 e 1978, no circuito de Anderstorp.

Recentemente, falou-se na chance de um GP dinamarquês, que iria correr nas ruas de Copenhaga, mas a ideia foi arquivada no final do ano passado.

Sem comentários: