segunda-feira, 11 de abril de 2022

A imagem do dia


Politica é uma chatice, toda a gente sabe. Misturar politica com o automobilismo será inevitável, quer queiramos, quer não. Já se falou por aqui da FIA, que foi lesta em tirar os russos da Formula 1, desde o Grande Prémio, até colocar os seus pilotos sob bandeira neutra, e as reclamações dos "dois pesos e duas medidas", falando que se é assim para os russos, porque arrastamos os pés para os sauditas, por exemplo? 

Pois bem, eis um episódio que aconteceu ontem em Portimão, com um piloto russo. 

Artem Severiukhin tem 15 anos, corre na Ward Racing, de kart, e participava no europeu de Kart, categoria K1. No final, ele triunfou e no pódio decide fazer aquilo que parece ser a saudação nazi. Uns podem dizer que se "armou em puto" (moleque para vocês, brasileiros), mas independentemente do que aconteceu, a FIA decidiu abrir um inquérito e a pena de expulsão está em cima da mesa. 

“[A FIA] lançou uma investigação à conduta inaceitável do Sr. Artem Severiukhin, que ocorreu na cerimónia do pódio na categoria OK na ronda 1 do Campeonato Europeu de Karting, que decorreu no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portugal. A FIA irá comunicar em breve os passos a serem dados neste caso”.

A Ward Racing nem perdeu tempo: deu um chuto no traseiro dele.

"A Ward Racing está profundamente envergonhada com o comportamento do piloto, que condena com a maior veemência possível. Serão prontamente tomadas medidas em conformidade.", começa por dizer. 

E continua:

"A Ward Racing condena assim as ações pessoais do piloto Artem Severyukhin durante a cerimónia de entrega de prémios a 10 de Abril de 2022, nos termos mais fortes possíveis, por considerá-las uma manifestação de comportamento antidesportivo, uma violação inaceitável do código ético e moral do desporto. Com esta declaração, a Ward Racing expressa a sua opinião, assim como a opinião de todos os atletas e pessoal da equipa da Ward Racing. Com base nestas considerações, a Ward Racing não vê qualquer possibilidade de cooperação contínua com a Artem Severyukhin e procederá à rescisão do seu contrato de corrida.

Finalmente, a Ward Racing gostaria de pedir desculpa àqueles que ficaram magoados ou angustiados com a ocorrência.

Tem sido e continuará a ser uma prioridade para a Ward Racing trabalhar para um clima de corrida mais diversificado, inclusivo e respeitoso.

Para grandes males, grandes remédios, muitos dirão. Mas numa situação destas, com uma guerra a decorrer e dezenas de milhares de mortos em ambos os lados, em pouco mais de sete semanas de guerra, há russos que aplaudirão este gesto, como outros que estarão envergonhados. Isso, sei eu.

E também é um gesto de educação. Há muitos pais que andam a educar muito mal os seus filhos.   

Sem comentários: