terça-feira, 2 de agosto de 2022

No Nobres do Grid deste mês...


Quando começarem a ler estas linhas, é provável que Kalle Rovanpera já tenha triunfado em mais um rali do WRC, já que o Rali da Finlândia acontecerá no final deste mês. Depois de um tempo onde os franceses Sebastien Loeb, e depois, Sebastien Ogier, terem dominado o panorama mundial dos ralis, o WRC, parecia que o equilíbrio seria a norma. Contudo, a temporada de 2022 ainda chegou a meio e em sete ralis, cinco deles foram ganhos por um prodígio dos ralis que está a caminho de ser o mais novo campeão do mundo de sempre. 

Mas o que está por trás disto é alguém que, sendo filho de um piloto de ralis, começou desde muito cedo a se preparar para este momento." (...) 

Quando refiro a "muito cedo", falo de ele, aos nove anos, andar num Toyota Startlet com o assento modificado para acomodar a sua curta altura, com um navegador ao lado. Os percursos poderiam ser fechados, em lagos congelados no inverno, mas via-se que, desde cedo, aprendeu a andar num carro de ralis e a ver como é que o carro funcionava e fazer as devidas reparações em casos de avarias e acidentes. Aos 17 anos, ele conseguiu uma autorização especial da Federação finlandesa de automobilismo para poder participar numa prova do WRC, em 2017, e desde 2020 que anda a espalhar classe ao volante de um Toyota Yaris Rally1.

E é sobre Kalle Rovanpera, este prodígio vindo da Finlândia que conto este mês no Nobres do Grid

Sem comentários: