sábado, 6 de agosto de 2022

WRC 2022 - Rali da Finlândia (Dia 2)


Ott Tanak continua na frente do Rali da Finlândia, mas já sente a aproximação de Kalle Rovanpera. O piloto finlandês já está a 8,4 segundos do estónio da Hyundai, enquanto Esapekka Lappi é terceiro, a 20 segundos, concluída a 18º especial, faltando quatro para a conclusão da prova.

O dia de sábado tinha passagens duplas por Päijälä, Rapsula, Patajoki e Vekkula. A manhã começou na primeira passagem por Päijälä, onde Elfyn Evans conseguiu ser o melhor, 0,7 segundos adiante de Kalle Rovanpera, 4,3 sobre Ott Tanak, e 7,1 sobre Esapekka Lappi. Rovanpera foi o mehor na primeira passagem por Rapsula, batendo Tanak por 2,5 segundos, e repetiu o feito em Patajoki, batendo Lappi por 1,7 segundos e Tanak por 3,3, sendo apenas quarto na especial.   

No final da manhã, Tanak reagiu triunfando na primeira passagem por Vekkula, batendo Rovanpera por 1,3 segundos e Evans por 2,4. "Foi uma boa eespecial, sem grandes momentos. Estava num ritmo muito bom e era tudo o que podíamos fazer", disse Tanak, no final da classificativa.

"É uma nova especial, então você sempre pode tentar fazer algo. Temos sorte de estar aqui - eu tinha uma nota um pouco rápida demais e estivemos completamente fora da estrada. Isso às vezes é rali! Estamos aqui, então está tudo bem." - afirmou Rovanpera.

A tarde começava com a segunda passagem por Päijälä, onde Rovanpera triunfou, ganhando 0,2 segundos sobre Tanak e 1,9 sobre Lappi. Era uma luta a três, e Rovanpera queixou-se das condições da especial. "Os sulcos são bastante difíceis, então talvez tenha acontecido em algum lugar lá. Eu não tinha nada de especial. É complicado para ser honesto - nós mudamos o carro um pouco e uma área é melhor e a outra não.", disse.

Na segunda passagem por Rapsula, Rovanpera triunfava, ganhando 1,2 segundos a Tanak e 5,2 a Evans. Lappi perdeu 7.2 segundos e foi passado por Rovanpera no segundo lugar. O jovem finlandês estava ao ataque. 

Tanak ganhou na segunda passagem por Patajoki, mas empatou em termos de tempos com Rovanpera, que não ajudou em nada. Lappi foi terceiro, a 2,8. Contudo, o estónio dizia no final: "[As coisas] no final foram perfeitas para mim - sem preocupações. Tive uma boa sensação nesta etapa e o carro está funcionar bem."

Já Rovanpera... "Não [estou] tão confiante. Ott é rápido e há um limite com esses carros - não posso fazer muito mais. Eu já estava um pouco mais sensato neste porque [nesta especial] há muitas pedras soltas."

Na última especial do dia, a segunda passagem por Vekkula, Rovanpera acabou por triunfar, ganhando mais 3,1 segundos sobre Tanak, e 9,2 sobre Thierry Nevuille, ficando cada vez mais perto do comando.  A especial não correu bem para Evans, que danificou a sua suspensão do seu Toyota, nem Katsuta Takamoto, que se despistou e perdeu tempo. 

Depois dos três primeiros, Elfyn Evans já está longe, a 1.19,7, que por sua vez já tem num avanço confortável sobre o Hyundai de Thierry Neuville, a 2.05,5. Katsuta Takamoto é sexto, a 2.47,5, na frente de Gus Greensmith, que está a 3.23,0, o melhor dos Ford. Oitavo é Pierre-Louis Loubet, a 3.23,2, noutro Ford, e a fechar o "top ten" estão o Hyundai Rally2 de Teemu Suninen, a 7.56,8, e o Skoda de Emil Lindholm, a 8.07.5.

O rali da Finlândia termina amanhã.

Sem comentários: