sexta-feira, 5 de maio de 2023

Noticias: Andretti quer estender-se às categorias de promoção


Toda a gente sabe que a Andretti está a esforçar-se para entrar na Formula 1, expandindo fortemente da IndyCar para ser a segunda equipa americana, depois da Haas. Contudo, apesar da relutância do pelotão da Formula 1 em ter mais do que 10 equipas, Michael Andretti não desiste. Depois de um acordo com a Cadillac para uma parceria - provavelmente poderá até envolver a construção de motores a partir de 2027 - o filho de Mário Andretti quer expandir o seu projeto ainda mais longe, para as categorias de promoção do automobilismo.  

A ideia aparenta ser simples: seguir aquilo que a Red Bull fez com a sua jobem academia de pilotos. E claro, encher com americanos seria algo do qual traria interesse à sua equipa.

Numa entrevista à racer.com, divulgada nesta quinta-feira, Andretti explicou o seu plano:

“Nós abriríamos uma fábrica na Inglaterra, onde teríamos a oficina de engenharia para a equipa de Formula 1”, começou por afirmar Andretti. “Se o acordo for concretizado, quero fazer a Fórmula 3 e a Fórmula 2 também. Quero ter o controle de trazer nossos pilotos através do sistema, porque assim você saberá que tipo de equipamento eles têm e como estão sendo tratados”, continuou.

É difícil julgar os pilotos que estão subindo na classificação por lá”, acrescentou Andretti. “Porque se alguém tem um bolso mais fundo, recebe um tratamento melhor do que um que tenha mais talento, mas não é assim como fazemos as coisas nas nossas equipas. Então, esse é um objetivo que quero estabelecer lá.”, concluiu.

Resta saber quando é que existirá uma decisão neste ponto. Fala-se que será algures neste ano, para que se comece a ficar tudo pronto em 2025 ou 2026, mas neste momento há mais projetos de novas equipas que a FIA está a analisar e do qual o resto do pelotão não está muito disposta a acolher, numa acentuada tensão entre a FIA e a Formula 1. Mas os planos são, sem dúvida, muito ambiciosos, e a Formula 1 quer se estabelecer fortemente na América.

Sem comentários: