Quanto a António Félix da Costa, a qualificação não correu tão bem quanto o esperado para o piloto da Porsche, mas o mesmo aconteceu ao seu companheiro de equipa, Pascal Wehrlein. O piloto luso está no 19º lugar da grelha, alguns lugares mais abaixo do piloto alemão, que foi 11º. Mas os carros alemães andaram mal devido a um problema eletrónico do software dos seus carros.
Com o pelotão dividido em dois, que agora é o apanágio das qualificações nesta temporada, a primeira da Gen3, no Grupo A, que continha Pascal Wehrlein, Mitch Evans, Jéan-Eric Vergne, Sam Bird, Rene Rast, Stoffel Vandoorne, Andre Lotterer, Norman Nato, Dan Ticktum, Fenestraz e Robin Frijns, foram para a pista com os melhores a serem os DS Penske. Vergne primeiro, com 1.30,566, seguido por Vandoorne, com 1.30,842, a seguir, foram batidos por Evans, com o piloto da Jaguar a fazer 1.30,402.
No final, foi Norman Nato a ser o melhor, fazendo 1.30,138, seguido por Fenestraz, com 1.30,149. Os DS Penske seguiram, deixando gente como Wehrlein, Evans e Ticktum. Mas logo a seguir, a organização decidiu anular as voltas dos DS Penske, e esses lugares caíram nas mãos de Ticktum e do neozelandês da Jaguar.
Pouco depois, entrou o Grupo B, onde estavam presentes pilotos como Hughes, Maximilian Günther, Nick Cassidy, Edoardo Mortara, Sergio Sette Câmara, Oliver Rowland, Lucas Di Grassi, Nico Müller, Jake Dennis, Félix Da Costa e Sebastien Buemi. Gunther foi o primeiro a marcar tempo, com 1.30,608, antes da McLaren mostrar a sua força, com Jake Hughes na segunda posição, fazendo 1.30,179. Sette Câmara conseguiu tempo para avançar, mas ele foi anulado, fazendo companhia com gente como Nick Cassidy e Félix da Costa.
Na terceira parte, os duelos a eliminar, Ticktum foi batido por Fenestraz, Evans foi batido por Nato, mostrando que os Nissan estavam em forma. Mortara queria ser melhor quando se confrontou com Hughes, mas foi o piloto da McLaren a ser o melhor. Sette Câmara, mesmo punido, entrou no duelo com Max Gunther, da Maserati, mas apesar do melhor tempo ter sido dele, teria passado por "default".
Na meia-final, a primeira foi ente Nato e Fenestraz, e o franco-argentino da Nissan avançou para a final, com um tempo de 1.28,773, enquanto Nato fica apenas com 1.29,236.
E na final, foi o piloto da Nissan que se mostrou ao mundo, sendo o melhor com um tempo de 1.29,131. Mas enquanto todos comemoravam, a organização anunciou que estava sob investigação sobre o gasto de energia de sua Nissan na classificação. A informação tinha sido dada enquanto tinha a sua entrevista pós-treino, sobre a possível infração, e pouco depois, a punição foi confirmada, dando a Hughes a pole-position para a corrida de Monte Carlo.
A prova acontece pelas 14 horas de Lisboa, e será transmitido na Eurosport 2.
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