sábado, 16 de dezembro de 2023

WRC: Anunciado novo sistema de pontuação


A FIA anunciou nesta sexta-feira que em 2024 haverá um novo sistema de pontuação. A partir de agora, passam a ser atribuídos pontos para até ao final do dia de sábado, e depois existirá uma pontuação só para o dia de domingo, acrescendo os pontos obtidos na PowerStage. 

Ou seja, o total máximo é à mesma 30 pontos, mas divididos por 18 no sábado, 7 no domingo, acompanhados pelos 5 do PowerStage, a etapa final (ou do espectáculo) dos ralis. Para marcar pontos, a equipa deve estar classificada na Classificação Final. Ou seja, para efeitos de pontuação do ‘rali’ a prova termina ao sábado. Mas, se desistir no domingo... não leva pontos! 

Por outras palavras, o domingo do rali tem pontuação adicional desse dia, evitando-se assim andar a poupar para a PowerStage, que continua a existir tal como era. E é apenas no final que se fazem as contas. Ou seja, as coisas complicaram-se ainda mais do que existia antes, em nome do... espetáculo? Uma coisa é certa, isto, em vez de simplificar... complica. Mas por outro lado, não há uma espécie de "bodo aos pobres", ou seja dando pontos aos 15 primeiros, por exemplo.

Uma coisa é certa: este novo sistema será discutido, falado, contestado e defendido. Mas não se sabe se é isto que dará injeção ao WRC. 

Sem comentários: