quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

WRC: Hyundai apresentou a sua equipa para 2024


A Hyundai Motorsport apresentou esta manhã a sua equipa para a temporada de 2024 do WRC, e mostra-se pronta para conquistar mais vitórias em ralis, bem como lutar pelos títulos de pilotos e construtores, naquela que será a sua 11ª época no Mundial de Ralis.

Com dois pilotos a tempo inteiro, um para Thierry Neuville, e o segundo para Ott Tanak, que regressa à marca coreana depois de uma temporada na Ford, o terceiro carro de 2024 terá "suplentes de luxo", na forma de três pilotos: o norueguês Andreas Mikkelsen, do espanhol Dani Sordo e do finlandês Esapekka Lappi, que partilharão o carro  nos ralis que mais se adequem ao seu perfil de condução, segundo diz a marca.   


Para Cyril Abiteboul, o objetivo de 2024 é claro: bater a Toyota e conseguir os títulos de pilotos e Construtores. 

Este ano, queremos alcançar vitórias mais frequentes, o que esperamos alcançar com a nossa renovada formação de pilotos e com o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid agora melhorado. Além disso, dada a natureza da temporada de 2024, acreditamos que podemos lutar pelo título de pilotos. Ott (Tanak) tinha assuntos pendentes com a equipa e, assim que começamos a conversar, percebemos que havia um interesse mútuo em encerrar o assunto.", começou por afirmar.

"Com o Thierry [Neuville], temos dois pilotos capazes de conquistar a coroa.", continuou.

"No nosso terceiro carro, queríamos recompensar as equipas que consideramos merecedoras da oportunidade, já que todas as três demonstraram lealdade à equipa, bem como ritmo e capacidade impressionantes ao longo dos últimos anos. Trazer talentos em diversas áreas, como novos engenheiros, mecânicos, meteorologistas e pessoal desportivo, também fortalece a equipa como um todo, à medida que procuramos avançar neste ano."

"O sucesso em 2024 será o nosso foco e estamos confiantes de que temos as peças certas para que isso se torne realidade. Além disso, também temos um plano que prevê 2025 e 2026 que pretendemos executar.”, concluiu.


Do lado dos pilotos, o estónio Ott Tänak, acompanhado pelo seu navegador, Martin Järveoja, estão de regresso à Hyundai Motorsport, numa altura em que se acredita que a equipa resolveu muitos dos problemas que tem tido nos últimos dois anos e do qual causou a sua saída no final de 2022 para andar por um ano na M-Sport, com os seus Ford Puma Rally1.

Com este regresso, a dupla estónia julga que pode concluir um trabalho que ficou por fazer na última vez que estiveram com a equipa.

Estou muito entusiasmado e motivado por voltar à Hyundai Motorsport. Posso ver um grande entusiasmo por parte da equipa e há claramente um esforço coletivo para alcançar e produzir uma temporada forte. Começaremos o ano sem sofrer ‘autogolos’ e tudo estará em nossas mãos para começar a construir uma temporada forte. É claro que pretendemos ganhar o título e a equipa também, por isso estamos no início de um ano emocionante”, disse.


Do lado de Thierry Neuville, que está com o seu navegador, Martijn Wydaeghe, o piloto do carro numero 11, que está presente na equipa desde que ela chegou ao WRC, em 2014, espera que este seja o ano que tanto almeja, que é o de apanhar e bater os Toyota para poder ser campeão do mundo. E ele já disse que fará tudo para o alcançar. 

As metas para nós em 2024 são as mesmas de sempre: queremos ser líderes ao longo de toda a temporada e lutar pelo campeonato. Isto será naturalmente difícil e teremos de ter um bom desempenho em todos os ralis para que isso seja possível, mas faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para lutar pelos títulos.", começou por afirmar o piloto de 35 anos. 

"Temos uma formação de duplas muito forte este ano e isso certamente nos ajudará a lutar por vitórias e pódios para ter uma temporada de sucesso. A reorganização da equipa também deverá manter-nos numa direção positiva. O nosso primeiro objetivo será fazer um forte início no Rallye Monte-Carlo, um evento onde já fomos competitivos antes e terminamos no pódio muitas vezes no passado”, concluiu.


A temporada de 2024 começa entre os dias 25 e 28 de janeiro nas estradas alpinas à volta de Monte Carlo. 

Sem comentários: