Depois de um mês de férias, depois de nos entretermos com os Jogos Olímpicos, este regresso simboliza que começamos a ter mais dias de calor atrás que á frente. E que o ano avança, inexoravelmente, para a sua parte final. E claro, parece que aquilo que todos pensavam que iria acontecer no inicio do ano... pode ser que não aconteça.
É que caso não saibam ainda... Max Verstappen não ganha há quatro corridas!
A pista esteve molhada ao longo do dia, especialmente de manhã, e foi aí que aconteceu um dos acidentes mais fortes do fim de semana. No terceiro tempo livre, Logan Sargent perdeu o controlo do seu Williams e bateu forte no guard-rail, destruindo a traseira do seu carro. E logo esse que tinha as grandes atualizações do carro nesta temporada. Claro, a sua permanência na equipa já está decidida, mas também o que algumas más línguas desejariam era vê-lo fora desse carro... para ontem. Mas o carro ficou pronto a tempo, cortesia dos mecânicos da equipa.
Debaixo de uma pista a secar, a qualificação começa com todos em moles, e com pressa para colocar um tempo, antes que a chuva faça o seu trabalho. Hamilton e Norris acabaram por marcar tempos. O piloto da Mercedes conseguiu 1.11,375, dois milésimos mais rápido que Lando Norris. Max Verstappen era 18 milésimos mais lento.
As coisas continuaram assim, com os tempos a caírem a cada volta na pista da parte dos pilotos. Na parte final, Carlos Sainz, que estava na zona de eliminação perto do fim desta sessão, colocou-se no primeiro lugar, mas foi por pouco tempo, porque George Russell roubou o lugar ao espanhol da Ferrari. Mas do lado da Red Bull, veio Sergio Pérez, que andou bem e colocou-se no topo da tabela de tempos, ficando como melhor registo da Q1: 1.11,006.
Nos eliminados, ficaram Sargent, que não deu qualquer volta, os Sauber de Valtteri Bottas e Guanyou Zhou, O Alpine de Esteban Ocon e o Racing Bulls de Daniel Ricciardo.
A Q2 começa com os Ferraris a marcarem tempo, mas boa parte dos pilotos ficou nas boxes, a ver o radar para saber se teriam tempo para marcar antes da chuva. Piastri e Max estiveram a seguir, com o australiano a marcar 1.10,505. O neerlandês era mais lento em 315 centésimos. Depois, Norris marcou 1.10,446, nove milésimos mais rápido que o seu companheiro de equipa. Depois de um tempo para regressar às boxes e colocar um novo composto, os pilotos regressaram para tentar marcar um tempo melhor que tinham até ali.
Contudo, na parte final, os tempos não melhoraram muito na frente. Mas atrás, houve surpresas: para além dos Haas de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, E o Rcing Bull de Yuki Tsunoda, o Ferrari de Carlos Sainz Jr e o Mercedes de Lewis Hamilton não entraram para a grelha final desta qualificação.
E poucos minutos depois, começou a Q3.
Em pouco tempo, os McLaen mostraram a sua velocidade, com Norris a conseguir 1.10,074, com Piastri e Max a ficaram atrás, a pouco mais de 100 centésimos. Russell era quarto, antes de colocar pneus novos para tentar melhorar tempo nos minutos finais desta qualificação.
No final, Max esforçou-se e fez o seu melhor tempo, com 1.10,031, antes de Norris conseguir 1.09,673 e conseguir a pole-position. George Russell consegue 1.10,244, mas é quarto. A McLaren tinha mais uma vez uma grande qualificação, a lembrar tempos passados, e claro, as perspetivas de uma grande corrida eram grandes. Afinal de contas, a McLaren não ganha ali desde Niki Lauda, no já distante ano de 1985... e amanhã, as chances de chuva são quase nenhumas.
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