sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Noticias: Jack Doohan na Alpine


A Alpine anunciou esta sexta-feira que Jack Doohan é seu piloto para a temporada de 2025. O piloto australiano, filho da lenda do motociclismo, Mick Doohan, irá se juntar a Pierre Gasly na equipa francesa. Para além disso, Doohan torna-se no primeiro piloto da Alpine Academy a graduar-se para um lugar na equipa principal, com um contrato, à partida, a durar uma temporada, com opção para mais.

Com isso, tornar-se-á no segundo estreante em 2025, depois de Oliver Bearman, que correrá na Haas F1. 

No comunicado oficial, Doohan não esconde a sua satisfação:

Estou muito feliz por garantir a promoção para um lugar de piloto a tempo inteiro em 2025 com a BWT Alpine F1 Team. Estou muito grato pela confiança e crença da direção da equipa. Há muito trabalho pela frente para estar preparado e pronto e, entretanto, vou dar o meu melhor para absorver o máximo de informação e conhecimentos para estar pronto para a subida de escalão”, começou por afirmar.

É excecionalmente satisfatório ser o primeiro graduado da Alpine Academy a ocupar um lugar de corrida na equipa e estou extremamente grato a todos os que me apoiaram ao longo do caminho para tornar isto uma realidade. É um momento emocionante, um dia de orgulho para a minha família, e estou ansioso por absorver tudo isto e trabalhar arduamente nos bastidores.”, concluiu.

Oliver Oakes, o novo diretor desportivo da equipa, revela o entusiasmo na Alpine em ter Doohan.

"[Ao] promover o Jack para o lugar de piloto a partir da próxima época e, ao fazê-lo, [damos-lhe] a oportunidade de mostrar as suas capacidades e talento na Fórmula 1. [Ele]  será o primeiro piloto a passar da Alpine Academy para um lugar de piloto na equipa, o que é excecionalmente agradável para a equipa e para o seu percurso de jovem piloto.", começou por afirmar. 

"Pessoalmente, já trabalhei com o Jack em 2019 e tenho plena consciência do seu talento e potencial em bruto. Trabalha muito nos bastidores e o seu empenho é muito valorizado por toda a equipa. E juntamente com o Pierre [Gasly], temos uma dupla de pilotos bem equilibrada, com uma boa combinação de energia jovem, experiência e velocidade pura.”, concluiu.

Aos 21 anos - nascido a 20 de janeiro de 2003 - é o atual piloto de reserva da Alpine, depois de passagens pela Formula 3 Asian Championship, em 2019 e 2020, onde foi vice-campeão em ambas as ocasiões. Em 2021, também foi vice-campeão de Formula 3 internacional, antes de duas temporadas na Formula 2, onde foi segundo classificado em 2023, pela Virtuosi Racing.  

Sem comentários: